Projeto III – Criatividade

Resultados de Aprendizagem

Compreender a importância da criatividade para o desenvolvimento de produtos através da solução de problemas.

Resolver problemas complexos e encontrar soluções que vão de encontro às necessidades do utilizador/consumidor.

Programa

  1. Definições

    1. O que é design thinking
    2. Porquê design thinking
  2. Processo de pesquisa

    1. Estudo preliminar

      1.                                                                i.      Reenquadramento
      2.                                                               ii.      Pesquisa exploratória
      3.                                                             iii.      Pesquisa Desk
    2. Estudo em profundidade

      1.                                                                i.      Entrevistas
      2.                                                               ii.      Cadernos de sensibilização
      3.                                                             iii.      Sessão generativa
      4.                                                              iv.      Sombra
  3. Análise e síntese

    1. Cartões insight
    2. Diagrama de afinidades
    3. Mapa conceptual
    4. Personas
    5. Mapa de empatia
    6. Jornada do consumidor/utilizador
  4. Ideias

    1. Brainstorming
    2. Cocriação
    3. Menu de ideias
    4. Matriz de posicionamento
  5. Padrões e princípios do design de interação

    1. Testes de usabilidade
    2. Modelo de volume
    3. Testagem
    4. Storyboard
    5. Protótipo de serviços

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bowles, C., & Box, J. (2010). Undercover User Experience Design. New Riders.

Cross, N. (2011). Design Thinking: Understanding How Designers Think and Work. Bloomsbury Publishing.

Eyal, N. (2021). Hooked: How to Build Habit-Forming Products (2nd ed.). Penguin Books.

Garrett, J. J. (2010). The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. Pearson Education.

IDEO. (2015). The field guide to human-centered design: design kit. IDEO.

Krug, S., Bayle, E., & Matcho, M. (2014). Don’t Make Me Think, Revisited: A Common Sense Approach to Web Usability. New Riders.

Lowdermilk, T. (2013). User-Centered Design: A Developer’s Guide to Building User-Friendly Applications. O’Reilly.

Lockwood, T. (2010). Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience and Brand Value. Allworth Press.

Martin, R., & Martin, R. L. (2009). The Design of Business: Why Design Thinking is the Next Competitive Advantage. Harvard Business Press.

Norman, D. (2013). The Design of Everyday Things: Revised and Expanded Edition. Basic Books.

Stickdorn, M., & Schneider, J. (2014). Isto é Design Thinking de Serviços: Fundamentos, Ferramentas, Casos. Bookman.