Projeto Integrador e Competências Transversais I

Os estudantes devem ter algum conhecimento básico nas seguintes áreas:

* Circuitos elétricos: possuir uma compreensão básica dos princípios e análise de circuitos elétricos .

* Programação: devem ter uma compreensão básica de uma linguagem de programação, preferencialmente C.

* Sistemas Digitais: devem ter uma compreensão básica dos princípios de sistemas digitais, incluindo lógica combinacional e sequencial, sistemas de tempo discreto, e codificação de dados.

O método de ensino será baseado numa abordagem de Project Based Learning.

Na conclusão da UC o aluno deve ser capaz de :

• Pesquisar, obter, compilar e resumir informações científicas e técnicas
  • Planear o desenvolvimento de um projecto por fases
  • Organizar e distribuir tarefas num grupo
  • Escrever um relatório técnico
  • Apresentar e defender uma proposta de solução para o problema proposto
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de um projeto técnico-científico, de forma a estender os seus conhecimentos a áreas não cobertas na licenciatura.
  • Implementar um pequeno protótipo baseado numa plataforma com microcontrolador para demonstrar a solução proposta

1. Apresentação e discussão de um problema genérico a resolver na área da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores aplicado às cidades inteligentes e sustentáveis (Sustainable and Smart Cities).
  2. Estruturar e escrever um relatório técnico, usando boas práticas, incluído uso de normas de referenciação
  3. Gerir o tempo de execução de um projeto e o trabalho numa equipa (distribuição de tarefas e recurso a métodos de gestão de equipas/projetos)
  4. Como planear e implementar um projeto baseado em plataformas de desenvolvimento rápido (e.g.  Arduino).
  5. Planeamento e execução prática de um projeto usando conhecimentos das UCs do 1º e 2º semestre

a. Fundamentos de programação da plataforma Arduino

b. Testes práticos do protótipo

6. Estruturar e escrever uma apresentação pública e fazer a apresentação oral