Conhecimentos de Base Recomendados
Depende do projeto/estágio.
Métodos de Ensino
A metodologia de acompanhamento do trabalho de projecto/estágio será da responsabilidade do orientador, mas, regra geral, consistirá em reuniões com uma periodicidade adequada ao trabalho/aluno em questão. Caso se trate de um estágio, sempre que possível o responsável na entidade de acolhimento deverá estar presente nas reuniões. Adicionalmente, o orientador poderá exigir ao aluno um conjunto de relatórios intermédios como mais uma forma de controlar o cumprimento de todas as etapas e tarefas previstas. No final, o aluno deverá redigir um relatório final envolvendo todo o trabalho realizado.
A avaliação é efectuada por um júri composto por, pelo menos, três docentes (orientador do DEIS-ISEC e dois sem participação no projecto/estágio), e tem por base a documentação facultada pelo orientador, e uma apresentação / defesa pública.
A nota final será na escala de 0 a 20, sendo necessária uma nota mínima de 9.5 valores para aprovação à unidade curricular.
Resultados de Aprendizagem
Os objectivos específicos dependem do projecto/estágio a desenvolver, no entanto espera-se que os alunos adquiram as seguintes competências genéricas:
– Aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão na resolução de problemas em situações novas e não familiares.
– Comunicar as suas conclusões, conhecimentos e raciocínios subjacentes aos trabalhos desenvolvidos.
– lmplementar aplicações informáticas de carácter geral.
– Apresentar e explicar de forma convincente as opções subjacentes aos projectos desenvolvidos.
– Justificar propostas de soluções que deverão integrar determinado projecto.
– Realizar julgamentos e tomada de decisões relacionados com conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no desenvolvimento do projecto.
– Promover a troca de ideias e discussão de problemas.
– Desenvolver a atitude profissional em relação ao trabalho.
– Desenvolver hábitos de autoaprendizagem.
– lntegrar-se em equipas multidisciplinares.
Programa
Têm um carácter profissionalizante, perspectivando-se que os mesmos venham a ser realizados, preferencialmente, na área a que respeita o ramo e a ser efectuados em empresas ou indústrias que desenvolvem actividades nessa área. No caso do Projecto, pretende-se que seja um trabalho a ser realizado no DEIS mas em estrita colaboração com empresas e indústrias.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO