Promoções de Vendas e Merchandasing

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de conhecer os principais conceitos
de promoção de vendas e merchandising, percebendo a sua importância no âmbito das estratégias de ação
comercial e de marketing das empresas, assim como no âmbito de uma estratégia de cooperação entre o
fabricante e o distribuidor com o objetivo comum de rendibilidade associada a uma completa satisfação do
cliente.

Programa

I–Principais conceitos: Marketing, Marketing-mix, Promoção de Vendas e Merchandising
II–Fundamentos da Promoção de Vendas:
–Lugar da promoção de vendas: -na política de comunicação, – no ciclo de vida dos produtos.
–Promoção de vendas e o comportamento do consumidor.
–Canais e técnicas de promoção de vendas:
–Promoções do produtor: características, tipos de promoções e rendibilidade.
–Promoções do distribuidor: tipos de promoções e rendibilidade. O caso específico da promoção no ponto de
venda e a colaboração produtor/distribuidor.
–Promoção de vendas orientada para o consumidor: tipos de promoções.
–O planeamento da promoção de vendas.
III–Como fazer Merchandising:
–Objetivos de Merchandising.
–Tipos de Merchandising: de Sedução e de Organização/Gestão.
–O comportamento do consumidor.
–A disposição das seções.
–A organização do linear: Importância e avaliação da rendabilidade.
–O aprovisionamento e a seleção dos produtos.
–A animação do espaço de venda.
–Fidelização pela satisfação.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Masson, J.E.; Welloff, A.; Que é o merchandising (1985); Edições CETOP. Mem Martins.
Beirolas, Mari e Almeida, Rui, Merchandising: a nova técnica de marketing, (1992). Texto Editora. Lisboa, 1ª
edição. ISBN: 972-47-0399-1
Legrain, Marc e Magain, Daniel, Promoção de Vendas, (1992). Makron Books. ISBN: 0-07-460839-8
Tellis, G.J. e Redondo, I., Estrategias de Publicidad y Promoción, (2002). Addison Wesley. ISBN: 84-7829- 047-8
Mowen, John C.; Consumer Behavior (1985); 4ª Edição; Prentice-Hall International Edition. ISBN: 0023846119
Kotler, Philip and Armstrong, Gary (2005). Principles of marketing. 11th Edition: Hardcover. Prentice Hall. ISBN:
0131469185
Lendrevie, Jacques; Lindon, Denis; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Vicente (2011); Mercator- Teoria e Prática do
Marketing. 14ª edição. Publicações Dom Quixote. ISBN: 978-972-20-2744-1