Protecção das Culturas

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia, Microbiologia, Sanidade Vegetal

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da Unidade Curricular e a aquisição das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta:

– Em aulas de apresentação e discussão de conceitos teóricos, pelo docente e pelos estudantes;

– Em aulas de campo realizadas na exploração da ESAC onde os estudantes contactam com os inimigos das culturas e desenvolvem diferentes técnicas de estimativa do risco;

– Em aulas laboratoriais com desenvolvimento de metodologias para identificação e quantificação dos inimigos e auxiliares detetados na estimativa do risco;

– No desenvolvimento de pesquisa bibliográfica sobre temas no âmbito a Unidade Curricular e posterior realização de apresentações pelos estudantes;

– Na elaboração de três trabalhos interligados. No primeiro é elaborado o livro de campo que vai servir para a recolha de dados. O segundo trabalho é feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema (e.g. ciclos de vida de pragas e doenças e respetivos meios de proteção), por fim o terceiro trabalho integra os resultados, e faz a sua discussão no formato de painel. 

Resultados de Aprendizagem

  1. Conhece Metodologias de estimativa do risco e sua importância; 2. Conhece e adequa a situações concretas, as medidas de luta diretas e indiretas e sua aplicação; 3. Conhece a Luta Química, aspetos toxicológicos, a sua utilização adequada, Intervalo de Segurança e Limite Máximo de Resíduos

Programa

1. Metodologias de estimativa do risco e sua importância:

– Princípios e componentes da proteção das culturas. A estimativa do risco. O nível económico de ataque e os modelos de desenvolvimento dos inimigos das culturas;

– A tomada de decisão;

– A OILB/SROP e a sua importância para o desenvolvimento da proteção das culturas e da agricultura sustentável.

2. Medidas de luta indiretas:

– Luta Legislativa. Quarentena. Regras internacionais de circulação de material vegetal. Medidas de proteção fitossanitária;

– Luta Genética. Formas de resistência das plantas;

– Luta Cultural, Mecânica e Limitação natural. O uso ótimo dos recursos naturais. As práticas culturais sem impacto negativo nos ecossistemas. A promoção do desenvolvimento dos auxiliares.

3. Medidas de luta diretas:

– Luta Física, Luta mecânica ou medidas culturais e Luta térmica;

– Luta Biológica. Luta biológica clássica e tratamento biológico. Largadas inoculativas e largadas inundativas;

– Luta Biotécnica. Reguladores de crescimento dos insetos, semioquímicos, aleloquímicos, feromonas e luta autocida;

– Luta Química/Fitofarmacologia.

Composição dos produtos fitofarmacêuticos. Os adjuvantes. As formulações. A Classificação. Toxicologia dos produtos fitofarmacêuticos. Toxicologia para os organismos a combater. Toxicologia para o homem, animais domésticos e fauna selvagem. Comportamento no meio ambiente. Resíduos, tolerâncias e intervalos de segurança. Resistência aos produtos fitofarmacêuticos. Legislação sobre produtos fitofarmacêuticos. A homologação. A utilização dos produtos fitofarmacêuticos com segurança. O Uso Sustentável dos Pesticidas. A utilização dos pesticidas em Agricultura Biológica.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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Legislação diversa sobre Protecção das Plantas e Produtos Fitofarmacêuticos.

Manuais Técnicos do Ministério da Agricultura sobre Protecção Integrada, Produção Integrada, Agricultura Biológica e Produtos Fitofarmacêuticos.