Protecção das Culturas em Agricultura Biológica

Biologia, Proteção de Plantas e Agricultura.

O processo de ensino aprendizagem assenta:
Em aulas de apresentação e discussão de conceitos teóricos, pelos docentes e pelos estudantes?
No desenvolvimento de pesquisa bibliográfica orientada em artigos/publicações científicas no âmbito da UC e posterior apresentação pelos estudantes de itinerários técnicos para protecção de culturas (estudo de caso) em Agricultura Biológica.

O mestre em Agricultura Biológica deve reconhecer a importância das boas práticas agrícolas na preservação dos ecossistemas e a sua importância para a sustentabilidade da Agricultura. Saberá avaliar os impactos no ambiente e saúde pública das práticas de protecção das culturas e ficará habilitado a desenvolver soluções técnicas para a resolução dos problemas segundo as regras da Agricultura Biológica. Será assim viabilizada uma melhor protecção da cultura, da biodiversidade, da paisagem e dos recursos naturais e a produção de bens de qualidade diferenciada, com valorização no mercado. Nesta UC os estudantes deverão adquirir os conhecimentos necessários para alcançar os seguintes objetivos:
1. Conhecer os conceitos e a legislação relacionadas com a protecção das culturas em Agricultura Biológica
2. Reconhecer os principais inimigos das culturas de maior importância nacional
3. Conhecer as metodologias de protecção disponíveis em Agricultura Biológica.

1. Introdução. Definições e conceitos. A Directiva sobre O Uso Sustentável dos Pesticidas e a legislação sobre a utilização de pesticidas e a protecção das culturas em Agricultura Biológica.
2. Protecção das culturas da Vinha, Oliveira e Cereais. Principais inimigos das culturas. Importância e prejuízos. Estimativa do risco. Metodologias de prevenção e combate em Agricultura Biológica.
3. Práticas prioritárias e práticas complementares para o controlo dos inimigos das culturas em Agricultura Biológica. Infraestruturas ecológicas. Biopesticidas. Protecção contra as doenças. Solarização e Biofumigação. Utilização de auxiliares artrópodos.
4. Itinerários técnicos para protecção de culturas em Agricultura Biológica. Casos de estudo.

Avaliação contínua
  • - Preparação de um itinerário técnico para a proteção uma cultura em AB e apresentação oral - 50.0%
  • - Teste escrito - 50.0%
Exame
  • - Teste de exame - 100.0%

Ferreira, J. C. (Coord.). As Bases da Agricultura Biológica Tomo I – Produção Vegetal. EDIBIO. Lisboa. 2012.

Frescata, C. Protecção contra pragas sem luta química. Colecção Euroagro. Publicações EuropaAmérica. 2004.

Franco, J. C.? Ramos, A. P. & Moreira, I. (Eds.). Infraestruturas ecológicas e protecção biológica: caso dos citrinos. ISA Press. Lisboa. 2006.

Aguiar, A.? Godinho, M. do C. & Costa, C. A. Produção Integrada. Colecção Agricultura e Ambiente. Sociedade Portuguesa de Inovação. Porto. 2005.

DGADR. Manuais de Produção Integrada de Culturas Hortícolas.

Félix, A. P. & Cavaco, M. Manual de Protecção Fitossanitária para protecção Integrada e Agricultura Biológica da Vinha. DGADR. Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas. Lisboa. 2009.

Mendes, F. & Cavaco, M. Manual de Protecção Fitossanitária para Protecção Integrada e Agricultura Biológica do Olival. DGADR. Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas. Lisboa. 2009.