Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos base de: anatomo-fisiologia do sistema auditivo, acústica, audiologia clínica e meios técnicos de reabilitação auditiva.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas, aplicações práticas no laboratório, demonstrações e simulações audio, audiovisuais e interativas, exploração de sites científicos e de softwares/aplicações, jogos didáticos, visualização de documentários e análise artigos científicos na área da psicoacústica.
Atendimento aos estudantes no gabinete da docente/ou à distância e apoio na pesquisa de bibliografia para os trabalhos.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir os conhecimentos básicos em Psicoacústica.
Definir os vários fenómenos psicoacústicos e saber relacioná-los com as aplicações práticas em Audiologia.
O aluno deve saber:
Definir psicoacústica e descrever os métodos psicofísicos
Definir o conceito de limiar
Definir gama dinâmica de audição
Definir curvas de Fletcher-Munson
Definir phone e sone e relacionar dB SPL com phones e sones
Enumerar os factores que influenciam a perda auditiva temporária
Definir recrutamento auditivo, enumerar e descrever os diferentes métodos de pesquisa de recrutamento auditivo
Definir mel
Definir banda crítica e relacionar banda crítica com o mascaramento
Descrever como localizamos as fonte sonoras
Definir os vários fenómenos psicoacústicos e relacionar conceitos de Psicoacústica e sua aplicação prática em
Audiologia.
Programa
1h: Apresentação da Unidade Curricular e marcação de métodos e datas de avaliação;
5h: Introdução à Psicoacústica; Métodos psicofísicos; Percepção auditiva; Sensibilidade diferencial; Gama
dinâmica da audição;
2h: Percepção temporal dos sons: Resolução Temporal; Ordenação Temporal; Integração Temporal; Mascaramento
Temporal;
4h: Loudness; Recrutamento Auditivo;
3h: Fadiga Auditiva; Temporary Threshold Shifts; Adaptação Auditiva;
4h: Pitch;
4h: Efeito de Máscara; Banda Crítica; Psychoacoustic Tuning Curves;
4h: Percepção Espacial do som; Localização Sonora; Binaural Masking Level Differences;
1h: Timbre;
1h: Ilusões Auditivas;
8h: Aplicações Práticas; Demonstrações e simulações audio-visuais no âmbito da psicoacústica.
5h: Apresentação de trabalhos;
3h: Esclarecimento de dúvidas; Avaliação escrita.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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Bess, F. & Humes, L.(2008). Audiology: The fundamentals.Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins
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Thieme Medical Publishers,Inc
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Humes, L. (1999). Considerações psicoacústicas em audiologia clínica. In J. Katz, Tratado de audiologia clínica.São
Paulo:Brasileira.Ed.Manole,Lda
Hurley, R. & Fulton, S. (2007).Psychoacoustic considerations and implications for the diagnosis of (C)APD.In F.
Musiek, & G. Chermak, Handbook of (Central) Auditory Processing Disorder: Auditory neuroscience and diagnosis.
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Moore, B. (2008).An introduction to the psychology of hearing.San Diego: Academic Press.