Psicologia

Conhecimentos de Base Recomendados

não são necessários conhecimentos prévios

Métodos de Ensino

 unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contemplará, também, momentos de trabalho em pequenos grupos, com apoio tutorial e a realização de exercícios de dramatização, role-playing, dinâmicas de grupo e outros.

 

A utilização de metodologias expositivas e interrogativas permitirá a explicitação dos conceitos teóricos e seu enquadramento bem como a aferição do domínio dos mesmos por parte dos alunos. A existência de uma matriz teórico-prática permitirá, para além da exposição dos conteúdos, o recurso a metodologias interativas privilegiando a demonstração, exemplificação e aplicabilidade desses conteúdos e conceitos a diferentes situações, e circunstâncias, reais. Permitirá, assim, o desenvolvimento das competências mencionadas.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir:

Conhecimentos de:

• Comunicação e relações interpessoais;

• Comportamentos e trabalho;

• Comportamentos, saúde e doença;

• Alterações psicossociais associadas à doença.

• Comportamento e atividade eletrica cerebral

• Neuropsicologia
• Neuroimagem no estudo do comportamento

Aptidões para:

• Adoptar estratégias de comunicação verbal e não-verbal e de interação com doentes, outros profissionais e público;

• Identificar problemas na atividade profissional;

• Entender os aspectos psicossociais e neuropsicológicos básicos, relativos à compreensão dos comportamentos, promoção da saúde, à prevenção e superação da doença, e à adesão ao tratamento;

• Analisar e interpretar as relações entre comportamento, emoções, estado de saúde e neuropsicologia.

 

Competências para:

• Comunicar e interagir de forma adequada, em diferentes contextos profissionais;

• Lidar com situações problemáticas na atividade profissional;

• Reflectir sobre a doença em termos psicossociais;

• Compreender os comportamentos disfuncionais

• Ser um agente ativo na promoção de comportamentos de saúde;

• Identificar e lidar com emoções e stress;

• Lidar adequadamente com o utente e sua família.

Programa

Módulo 1 – Competências de Comunicação em Saúde

1 – Modelos teóricos da comunicação;

2 – Comunicação verbal e não-verbal;

3 – Aptidões comunicacionais (na relação com o utente e na equipa de saúde).

Módulo 2 – Relações Interpessoais e Trabalho em Equipa

1 – Equipa e multidisciplinariedade em saúde;

2 – Variáveis que influenciam o trabalho em equipa (motivação, processos de liderança, …);

3 – Gestão de conflitos;

Módulo 3 – Comportamentos em contexto laboral

1 – Trabalho, tarefa e atividade;

2 – Fatores de risco psicossociais (violência, assédio, intimidação,…).

3 – Stress profissional, burnout e outras consequências.

Módulo 4 – Comportamentos, Saúde e Doença

1 – Comportamentos de saúde e seus determinantes;

2 – Stress e saúde;

3 – Literacia e adesão terapêutica.

Módulo 5 – Aspetos psicossociais associados à doença

1 – Repercussões emocionais mais frequentes (perturbações ansiosas e depressivas);

2 – O doente;

3 – O cuidador informal.

Módulo 6 – Relação entre comportamento e atividade cerebral

1 – O mapa do cérebro

2 – O Sistema Nervoso (autónomo, periférico e central);

3 – Neuropsicologia

         córtex orbitofrontal e pré-frontal ventromedial

                   a tomada de decisões

                  os juízos morais

         A amígdala

                  Reconhecimento  da expressão facial do medo

                  reconhecimento de diferentes tons de voz

         córtex pré-frontal dorsolateral

                  tomada de decisões

                  memoria de trabalho

                  cognição social

                  psicopatia

         córtex pré-frontal dorsolateral versus ventromedial

         défice de atenção e psicopatia

         integração cerebral inter hemisférica

         neuroimagem

         cérebro e comportamento: o eterno problema

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Primária

*Fachada, M. O. (2012). Psicologia das relações interpessoais (2ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.

*Rego, A. (2016). Comunicação pessoal e organizacional: teoria e prátIca (4ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo,Lda.

*Watzlawick, P., Beavin, J., & Jackson, D. (1967), (1998). Pragmática da comunicação humana: um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interacção. São Paulo: Cultrix.

 

Bibliografia Secundária

Álamo, J. Q. del, Félix-Alcántara, M. P., Arguis, C. B., Rojo, S. F., & Mínguez, F. M. (2018). Fome, emoçoes e cérebro: comer com cabeça. Atlantic Press.

Conde, C. J. C., & Ayala, F. J. (2019). O cérebro moral: evolução do cérebro e valores humanos. Atlantic Press.

Pérez, I. P. (2018). O mapa do cérebro; um passeio anatómico pela máquina de pensar. Atlantico Press.