Conhecimentos de Base Recomendados
não são necessários conhecimentos prévios
Métodos de Ensino
unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contemplará, também, momentos de trabalho em pequenos grupos, com apoio tutorial e a realização de exercícios de dramatização, role-playing, dinâmicas de grupo e outros.
A utilização de metodologias expositivas e interrogativas permitirá a explicitação dos conceitos teóricos e seu enquadramento bem como a aferição do domínio dos mesmos por parte dos alunos. A existência de uma matriz teórico-prática permitirá, para além da exposição dos conteúdos, o recurso a metodologias interativas privilegiando a demonstração, exemplificação e aplicabilidade desses conteúdos e conceitos a diferentes situações, e circunstâncias, reais. Permitirá, assim, o desenvolvimento das competências mencionadas.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir:
Conhecimentos de:
• Comunicação e relações interpessoais;
• Comportamentos e trabalho;
• Comportamentos, saúde e doença;
• Alterações psicossociais associadas à doença.
• Comportamento e atividade eletrica cerebral
• Neuropsicologia
• Neuroimagem no estudo do comportamento
Aptidões para:
• Adoptar estratégias de comunicação verbal e não-verbal e de interação com doentes, outros profissionais e público;
• Identificar problemas na atividade profissional;
• Entender os aspectos psicossociais e neuropsicológicos básicos, relativos à compreensão dos comportamentos, promoção da saúde, à prevenção e superação da doença, e à adesão ao tratamento;
• Analisar e interpretar as relações entre comportamento, emoções, estado de saúde e neuropsicologia.
Competências para:
• Comunicar e interagir de forma adequada, em diferentes contextos profissionais;
• Lidar com situações problemáticas na atividade profissional;
• Reflectir sobre a doença em termos psicossociais;
• Compreender os comportamentos disfuncionais
• Ser um agente ativo na promoção de comportamentos de saúde;
• Identificar e lidar com emoções e stress;
• Lidar adequadamente com o utente e sua família.
Programa
Módulo 1 – Competências de Comunicação em Saúde
1 – Modelos teóricos da comunicação;
2 – Comunicação verbal e não-verbal;
3 – Aptidões comunicacionais (na relação com o utente e na equipa de saúde).
Módulo 2 – Relações Interpessoais e Trabalho em Equipa
1 – Equipa e multidisciplinariedade em saúde;
2 – Variáveis que influenciam o trabalho em equipa (motivação, processos de liderança, …);
3 – Gestão de conflitos;
Módulo 3 – Comportamentos em contexto laboral
1 – Trabalho, tarefa e atividade;
2 – Fatores de risco psicossociais (violência, assédio, intimidação,…).
3 – Stress profissional, burnout e outras consequências.
Módulo 4 – Comportamentos, Saúde e Doença
1 – Comportamentos de saúde e seus determinantes;
2 – Stress e saúde;
3 – Literacia e adesão terapêutica.
Módulo 5 – Aspetos psicossociais associados à doença
1 – Repercussões emocionais mais frequentes (perturbações ansiosas e depressivas);
2 – O doente;
3 – O cuidador informal.
Módulo 6 – Relação entre comportamento e atividade cerebral
1 – O mapa do cérebro
2 – O Sistema Nervoso (autónomo, periférico e central);
3 – Neuropsicologia
córtex orbitofrontal e pré-frontal ventromedial
a tomada de decisões
os juízos morais
A amígdala
Reconhecimento da expressão facial do medo
reconhecimento de diferentes tons de voz
córtex pré-frontal dorsolateral
tomada de decisões
memoria de trabalho
cognição social
psicopatia
córtex pré-frontal dorsolateral versus ventromedial
défice de atenção e psicopatia
integração cerebral inter hemisférica
neuroimagem
cérebro e comportamento: o eterno problema
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Primária
*Fachada, M. O. (2012). Psicologia das relações interpessoais (2ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.
*Rego, A. (2016). Comunicação pessoal e organizacional: teoria e prátIca (4ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo,Lda.
*Watzlawick, P., Beavin, J., & Jackson, D. (1967), (1998). Pragmática da comunicação humana: um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interacção. São Paulo: Cultrix.
Bibliografia Secundária
Álamo, J. Q. del, Félix-Alcántara, M. P., Arguis, C. B., Rojo, S. F., & Mínguez, F. M. (2018). Fome, emoçoes e cérebro: comer com cabeça. Atlantic Press.
Conde, C. J. C., & Ayala, F. J. (2019). O cérebro moral: evolução do cérebro e valores humanos. Atlantic Press.
Pérez, I. P. (2018). O mapa do cérebro; um passeio anatómico pela máquina de pensar. Atlantico Press.