Psicologia da Educação

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia das relações interpessoais e psicossociologia da saúde

Métodos de Ensino

A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais.

Contemplará, também, momentos de trabalho em pequenos grupos, com orientação, e ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos, visualização de videos e a leitura e análise crítica de textos/artigos/videos.

 

Resultados de Aprendizagem

 aluno deve adquirir:

Conhecimentos de:

* Aprendizagem em contexto educacional

* Psicologia e educação

* Comunicação em situação pedagógica

* Como o cerebro regista e elimina a informação

 

Aptidões para:

* Adquirir conhecimentos e técnicas que facilitem a intervenção educativa eficaz e eficiente no âmbito da saúde ambiental;

* Compreender os fenómenos educacionais à luz dos factores psicológicos, nomeadamente a influência destes factores na prática educacional.

 

 

Competências para:

 * Valorizar e aplicar o papel educativo e formativo face aos diferentes tipos de intervenção profissional;

* Demonstrar uma atitude pedagógica a nível individual e social, na relação com os outros;

Programa

1. Concepções e tendências actuais em Psicologia da Educação (4 horas)

1.1. Evolução histórica da Psicologia da Educação

1.2. Objectivos e definição da Psicologia da Educação

 

2- Aprendizagem em contexto educacional (6 horas)

2.1. Auto-regulação das aprendizagens

2.2. Motivação e aprendizagem- Estratégias motivadoras na aprendizagem escolar

2.3. Inteligência, inteligências e capacidade de aprendizagem; a inteligência emocional; conceitos e medidas

2.4. Diferenças individuais na aprendizagem escolar e as Necessidades Educativas Especiais

 

3. Psicologia e educação (4 horas)

3.1. Teorias de aprendizagem

3.2. Factores de aprendizagem

3.3. Comunicação em situação pedagógica e estratégias para melhorar a comunicação

 

4. Escola, Familia e Orientação escolar (3 horas)

4.1. Ambiente familiar e educação escolar

4.2. O desenvolvimento vocacional

 

5. A aprendizagem dos adultos e as diferenças entre educação escolar e formação profissional (4 horas)

5.1. Formação de adultos

5.2. Modelos Pedagógicos e Métodos Pedagógicos (Expositivos; Demonstrativos; Interrogativos; Activos)

 

6. Como aprende o cérebro: (8 horas)

6.1. O papel das ciências cognitivas na educação

6.2. Princípios da neurociência para aplicar à educação

6.3. Ensinar de forma mais eficaz

6.4. Inteligência artificial. Poderá a tecnologia substituir o formador?

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Primária

*Alarcão, I. & Tavares, J. (1990). Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Coimbra: Livraria Almedina.

*Berbaum, J. (1993). Aprendizagem e formação. Porto: Porto Editora.

*Cherniss, C. & Goleman, D. (Eds.) (2002). The emotionally intelligent workplace. CA: Jossey-Bass.

*Coll, C., Marchesi, A. & Palácios, J. (2004). Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da educação escolar. Porto Alegre: Artmed.

*Fachada, M. O. (2012). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Edições Sílabo.

*Garanderie, A. (1992). Pedagogia dos processos de aprendizagem. Lisboa: Edições Asa.

*Marc, E. & Dominique, P. (1996). Interacção social. Lisboa: Rés Editora.

*Pereira, M. (2000). Sobredotação: A pluralidade do conceito. Sobredotação, 1, 1.

*Ribeiro, L. (1993). Comunicação global. Lisboa: Edições70.

*Ribeiro, A. C. (1999). Desenvolvimento curricular. Lisboa: Texto Editores.

*Sacadura, A. (1992). Relação pedagógica. Lisboa: Companhia Nacional de Serviços Lda.

*Silva, M. G. (1992). Métodos e técnicas pedagógicas. Lisboa: Companhia Nacional de Serviços Lda.

*Taveira, M. C. (2004). Desenvolvimento vocacional ao longo da vida. Coimbra: Almedina.

*Woolfolk, A. E. (2000). Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed Editora

*Zabalza, M. (2001). Planificação e desenvolvimento curricular na escola. Porto: Edições Asa.

 

Secundária

Álamo, C. (2019). A química do cérebro: drogas e dependência. Atlântico Press, cop.

Álamo, J. Q. del. (2019). Fome, emoções e cérebro: comer com cabeça. Atlântico Press, cop.

Bentivoglio, M., & Zucconi, G. G. (2018). Quando o cérebro envelhece: mitos e certezas sobre um processo universal (e inevitável). Atlântico Press.

Canessa, N. (2019). O sonho da razão: como funciona o cérebro. Atlântico Press, cop.

Magrini, M. (2019). Cérebro: manual do utilizador. Desassossego.

Pérez, I. P. (2019). O mapa do cérebro: um passeio anatómico pela máquina de pensar. Cofina Media, cop.

Spek, V. Van der, & Bernard, A. (12182 B.C.E.). Nutrição e bem-estar mental: como e por que razão a nossa alimentação influencia o cérebro? Piaget.

Tiziana Cotrufo, J. M. U. B. (2019). O cérebro e as emoções: sentir, pensar, decidir. Cofina Media, cop.