Psicologia da Saúde

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Not applicable.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino incluem métodos expositivos, mas também ativos, interrogativos e demonstrativos,
permitindo uma maior interacção comos estudantes e uma aprendizagem mais adequada de novas aptidões.
O regime de avaliação poderá ser contínuo ou por exame final. No primeiro caso inclui a avaliação do desempenho
do aluno, ao longo das várias actividades lectivas (por exemplo, trabalhos realizados, avaliação de aptidões
comportamentais), assim como, numa prova escrita.

Resultados de Aprendizagem

1. Capacidade de análise e interpretação das relações entre comportamento, emoções e estado de saúde;
2. Desenvolvimento de formas de interacção em equipas multidisciplinares;
3. Compreender a relação stress / saúde;
4. Ser capaz de reflectir sobre a doença em termos psicossociais e intervir em programas de promoção da saúde.

Programa

1. Evolução histórica dos conceitos de saúde e de doença -2h
2. Conceito de saúde -2h
– A definição da OMS;
– Níveis de saúde: individual e colectiva;
– Dimensões de saúde: saúde geral e saúde mental.
– Saúde pública e comunitária.
3. Dimensões psicossociais de saúde e doença. Comportamentos orientados para a saúde e para a doença.
Crenças, atitudes, estilos de vida e saúde/ doença -6h
4. Da prevenção da doença à promoção da saúde -6h
5. A importância da Psicologia nos serviços de saúde -8h
– Perturbações emocionais mais frequentes em contexto hospitalar: perturbações ansiosas e depressivas.
Estratégias para lidar com a ansiedade.
6.O stress -6h
– O conceito de stress (evolução ao longo dos tempos);
– A mútua dependência stress – saúde e os factores mediadores dessa relação.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– American Psychiatric Association – Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (5ª edição).
2013.
– Boubli, M. – Psicopatologia da Criança. Climepsi Editores. Lisboa, 2001.
– Lourenço, O. M. – Psicologia de Desenvolvimento Cognitivo: teoria, dados e implicações. Livraria Almedina.
Coimbra, 1997.
– Sprinthall, N. A., Sprinthall, R. C. – Psicologia Educacional, uma abordagem desenvolvimentalista. MacGraw-Hill.
1993.
– Tavares, J., Alarcão, I. – Psicologia de Desenvolvimento e da Aprendizagem. Livraria Almedina. Coimbra, 1999.
– Vayer, P., Rocin, C. – Psicologia Actual e do Desenvolvimento da Criança. Instituto Piaget, 1993.
Ao longo do período lectivo são fornecidos aos alunos textos de apoio, assim como, a documentação utilizada nas
aulas.