Psicologia da Saúde

Conhecimentos de Base Recomendados

Não Aplicável.

Métodos de Ensino

Nas aulas TP as metodologias de ensino incluem métodos ativos, interrogativos e demonstrativos, com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise, discussão ou debate. Na abordagem dos conteúdos será realizada a exemplificação dos mesmos, através da sua aplicação prática em situações quotidianas, permitindo uma maior interação com os estudantes e uma aprendizagem mais adequada de novas aptidões.
As aulas P serão realizadas em grupos reduzidos e permitem o treino de competências, através de técnicas de simulação, com recurso a role-play, e a aprendizagem prática de novas competências, nas áreas referidas. Serão também realizadas atividades de voluntariado e de interação com a comunidade (escolar e externa) permitindo o desenvolvimento das competências abordadas. Serão realizados exercícios de aplicação dos conceitos abordados nas TP.

Resultados de Aprendizagem

Conhecimentos
– Conhecer o conceito de saúde na perspetiva atual, a importância dos comportamentos, estilos de vida e qualidade de vida na educação/ promoção da saúde.
– Conhecer as principais competências de comunicação em saúde.
– Conhecer a relação do stresse com a saúde, em diferentes níveis contextuais.
– Conhecer o impacto da saúde emocional no bem-estar e saúde geral do indivíduo.
Aptidões e competências
– Pensar criticamente sobre o conceito atual de saúde, e de como ser agente ativo na sua promoção.
– Comunicar de forma adequada em diferentes contextos profissionais e ser assertivo.
– Saber autorregular as emoções e gerir o stresse.

Programa

Módulo 1 | Psicologia da Saúde, saúde e doença (10h)
1. Conceito de saúde ao longo do tempo e na atualidade.
2. Impacto dos comportamentos na saúde.
3. Determinantes dos comportamentos de saúde/ doença (fatores psicossociais, ambientais, emocionais e cognitivos).
4. Estilos de vida e qualidade de vida.
5. Promoção da saúde, Literacia para a Saúde e Educação para a saúde.
Módulo 2 | Competências interpessoais em saúde (15h)
1. Introdução ao estudo da comunicação.
2. Comunicação em diferentes níveis contextuais: com o utente e na equipa de saúde.
3. Competências de comunicação em saúde.
4. Assertividade em contexto de saúde.
Módulo 3 | Stresse, coping, saúde e doença (10h)
1. Conceito de stresse e principais modelos explicativos
2. Stresse e saúde/doença
3. Stresse profissional e Burnout
4. Estratégias para gerir o stresse
Módulo 4 | Regulação emocional, saúde e bem-estar (10h)
1. Estados emocionais alterados e saúde
2. Sintomatologia ansiosa e depressiva
3. Autorregulação emocional

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

“Bibliografia Primária” (na biblioteca)

AMARAL, AP. A importância da vulnerabilidade ao stress no desencadear da doença física e mental perante circunstâncias de vida adversas. Dissertação de Doutoramento. FMUC, 2008.

BENJAMIN, Alfred – A entrevista de ajuda. 9ª ed. São Paulo : Martins Fontes, 1998. 207 p. ISBN 85-336-0809-8

FACHADA, MO Psicologia das relações interpessoais. 3ª ed. Lisboa: Rumo, 2000

OGDEN, J. Psicologia da saúde. 2ª edição revista e ampliada. Lisboa: Climepsi Editores, 2004. ISBN 972-796-092-8

RAMOS, M. Desafiar o desafio: prevenção do stresse no trabalho. Ed RH, 2001. ISBN 972-96897-7-

REIS MARQUES A (…) AMARAL AP (…) Reacções emocionais à doença grave: como lidar… Consulta de Risco – Clínica Psiquiátrica dos H.U.C. Ed Psiquiatria Clínica. Coimbra. 1991

“Bibliografia secundária” (disponível online)

AMARAL, A.P. (2022). Stresse e Saúde: contextualização teórica e intervenção em educação para a saúde. Coleções: IPC-ESTeSC – Livros. ISBN: 978-989-8252-82-1. Disponível http://hdl.handle.net/10400.26/41865

AMARAL, AP. Stresse, Coping e Doença. In Macedo, Pereira & Madeira (Coord) Psicologia na Medicina, 24: 343-360
Lidel, Ed técnicas Lda, 2018.

EACH – HPCCC (2012). The Health Professionals Core Communication Curriculum (HPCCC): Objectives for undergraduate education in health care professions.

MESQUITA, A. R., Lyra, D. P., Brito, G. C., Balisa-Rocha, B. J., Aguiar, P. M., & de Almeida Neto, A. C. (2010). Developing communication skills in pharmacy: a systematic review of the use of simulated patient methods. Patient Education and Counseling, 78(2), 143– 148. https://doi.org/10.1016/J.PEC.2009.07.012

Nota: Os livros e/ou artigos encontram-se na Biblioteca ou estão disponíveis online.