Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem Conhecimentos de base recomendados.
Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais.
Contempla ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise critica detextos/artigos.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir:
Conhecimentos de:
* Comportamentos, saúde e doença;
* Alterações psicossociais associadas à doença;
* Saúde Ocupacional.
Aptidões para:
*Conhecer em termos globais a evolução dos conceitos ligados à saúde ocupacional e ao trabalho e integrar conhecimentos no domínio da saúde e segurança dos trabalhadores;
* Entender os aspetos psicossociais básicos relativos à promoção da saúde, à prevenção e superação da doença, e à adesão ao tratamento;
* Analisar e interpretar as relações entre comportamento, emoções e estado de saúde.
*Discutir e analisar a aplicação de teorias e modelos psicossociológicos na adoção e manutenção de comportamentos de saúde bem como na modificação de comportamentos de risco.
Competências para:
*Proteger-se de forma adequada no desempenho da sua profissão e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável;
*Conhecer e discutir o papel do fisioterapeuta na promoção da saúde dos trabalhadores;
* Refletir sobre a doença em termos psicossociais;
* Ser um agente ativo na promoção de comportamentos de saúde;
* Identificar e lidar com emoções e stress.
Programa
1. As conceções de saúde e a psicologia da saúde
1.1. Objetivos e fatores de emergência da Psicologia da Saúde;
1.2. Psicologia da Saúde, saúde e doenças;
1.3. Impacto do comportamento na saúde, estilos de vida e qualidade de vida
2. Comportamento e Psicologia da Saúde
2.1. Comportamentos de saúde, de doença, de doente, preventivos (de proteção comportamental), de risco (de risco comportamental), patogenes e imunogenes comportamentais, comportamentos benéficos e prejudiciais à saúde;
2.2. Determinantes dos comportamentos de saúde e doença
- Fatores e influências psicossociais, emocionais, ambientais e cognitivos;
- O stress enquanto causa e consequência de comportamentos relacionados com a saúde;
- Stress e doença e os fatores mediadores dessa relação;
- Crenças de saúde e cognições de doença, sua importância e consequências.
2.3. Adoção e modificação de comportamentos de saúde.
3. Importância da Psicologia nos serviços de saúde
3.1. O internamento hospitalar e as intervenções cirúrgicas;
3.2. A criança hospitalizada;
3.3. Doenças Crónicas;
3.4. Dor, o 5ª sinal Vital;
3.5 Doença Mental.
4. A relação paciente-profissional de saúde
4.1. A comunicação e compreensão em saúde;
4.2. A adesão ao tratamento e causas da falta de adesão.
5. Saúde ocupacional
6. O stress profissional
6.1. Fatores de stress nos profissionais de saúde;
6.2. Burnout;
6.3. Estratégias pessoais e institucionais para reduzir o stress.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal
*Amaral, A. P. (2007). A importância da Vulnerabilidade ao Stress no desencadear de Doença Física e Mental, perante Circunstâncias de Vida Adversas. Tese de Doutoramento. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra
*Associação Psiquiátrica Americana (1996). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. 4ª ed. Lisboa : Climepsi. XXVIII, 923 p. ISBN 972-95908-6-9.
*Banyard, P. (1996). Applying Psychology to Health. London: Hodder & Stoughton.
*Bennett, P. & Murphy, S. (1999). Psicologia e Promoção da Saúde. Lisboa: Climepsi Editores.
*Charpentier, G. (2003). As doenças e as suas emoções. Lisboa: Instituto Piaget.
*French, S. (1997). Physiotherapy – A Psychosocial Approach. Oxford: Butterworth – Heinemann.
*Marques, A. R. et al. (1991). Reacções Emocionais à Doença Grave: como lidar. Coimbra: Ed. Psiquiatria Clínica.
*McIntyre, T. (1994). Psicologia da Saúde: Áreas de Intervenção e Perspectivas Futuras. Lisboa: Associação dos Psicólogos Portugueses.
*Ogden., J. (2004). Psicologia da Saúde (2ª Edição). Lisboa: Climepsi Editores.
*Paúl, C. & Fonseca, A. (2001). Psicossociologia da Saúde. Lisboa: Climepsi Editores.
*Ribeiro, J.L. (2005). O importante é a saúde. (1ª ed.). Fundação Merck Sharp& Dohme. ISBN 972-99744-0-3
*Taylor, S. (2014). Health Psychology. Boston: McGraw – Hill.
*Worth, B. (Ed.). (2000). Moving in on occupational Injury. London: Butterworth Heinemann.
Bibliografia complementar
*Almeida; J.C. (2018). A saúde mental dos Portugueses. Lisboa, Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos
*Associação Psiquiátrica Americana. ( 2014). Manual diagnóstico e estatístico das perturbações mentais ( 5 ª ed .). Lisboa: Climepsi.
*Arezes, P.M., Batista, J.S., Barroso, M.P., Carneiro, P., Costa N., Melo R.B., Miguel A.S., Perestrelo G. (2019). Occupational and Environmental Safety and Health. Springer. ISBN – 978-3-030-14729-7. DOI: 10.1007/978-3-030-14730-3.
*Coelho, J. A. (2008). Uma Introdução à Psicologia da Saúde Ocupacional-Prevenção dos Riscos Psicossociais no Trabalho. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
*Couto, O.M.D (2021). Dor crônica e implicações neuropsicológicas: Análise dos aspetos neuropsicológicosenvolvidos nas Síndromes dolorosas que afetam a condição médica geral. In D.A. Cruz; E.C. Sampaio; E.F. Costa (Orgs), A psicologia e suas interfaces na saúde, educação e sociedade (pp. 93-110). doi: 10.37885/210303586. Retirado de https://downloads.editoracientifica.org/articles/210303586.pdf
*Fiodorova, A. & Farb, N. (2022). Brief daily self-care reflection for undergraduate well-being: a randomized control trial of an online intervention. Anxiety, Stress & Coping, 35:2, 158 170, DOI: 10.1080/10615806.2021.1949000
*Guimarães, T. & Faísca, V. (2013). Perceções de doença como determinantes de comportamentos de saúde na asma. inSousa SN, Pais-Ribeiro JL, Rezende MM, Heleno MG, Buela-Casal G, Tobal J, editors. Livro de Atas do II Congresso Ibero-Americano – III Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde. Faro: CIEO-Universidade do Algarve. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/3799
*Leal. I. (2006). Perspectivas em psicologia da saúde. In I. Leal (Coord.). Perspectivas em psicologia da saúde. Coimbra: Quarteto Editora.
*Macedo, A.F.; Pereira, A. T. & Madeira, N. (2018). Psicologia na Medicina. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.
*Martin, E. M. (June, 2021). College student self-care: A journey, not a destination. College Student Journal. Volume 55, Number 2, pp. 207-218(12). Project Innovation Austin
*Neves, A.C. (November, 2021). An Amplified Concept of Health. Academia Letters. Article 3872. https://doi.org/10.20935/AL3872.
*Pompilus, S. & Pompilus, A. (2021). The impact of stress on academic performance. Academia Letters, Article 3326. https://doi.org/10.20935/AL3326.
*Ribeiro, J.L. (1998). Psicologia e Saúde, Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
*Serra, A.V. (2005). O Stress na Vida de Todos os Dias. Coimbra: Edição de Autor.
*Tyoakaa, A.; Iortimah, C.G. & Zwawua, O. (April, 2021). Perceived effect of physical activity level on the psychological wellbeing, stress and self-esteem of middle-aged persons (45-65 years) in north-east senatorial district of benue state. Academia Letters. Article 939. https://doi.1org/10.20935/AL939.
Ao longo do período letivo são fornecidos aos alunos textos de apoio, assim como, a documentação utilizada nas aulas.