Psicologia das Relações Interpessoais

não são necessários conhecimentos prévios

A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contemplará, também, momentos de trabalho em pequenos grupos, com apoio tutorial e a realização de exercícios de dramatização, role-playing, dinâmicas de grupo e outros, com orientação, e ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise crítica de textos/artigos.

A utilização de metodologias expositivas e interrogativas permitirá a explicitação dos conceitos teóricos e seu enquadramento bem como a aferição do domínio dos mesmos por parte dos alunos. A existência de uma matriz teórico-prática permitirá, para além da exposição dos conteúdos, o recurso a metodologias interativas privilegiando a demonstração, exemplificação e aplicabilidade desses conteúdos e conceitos a diferentes situações, e circunstâncias, reais. Permitirá, assim, o desenvolvimento das competências mencionadas.

O aluno deve adquirir:

Conhecimentos de:

* Comunicação e relações interpessoais;

* Comportamento individual e grupal e suas influências.

Aptidões para:

* Adotar estratégias de comunicação verbal e não-verbal e de interação com doentes, outros profissionais e público;

* Compreender o mundo que o rodeia no âmbito individual e relacional;

* Reconhecer e discutir a importância do comportamento na relação interpessoal;

* Demonstrar empatia face às necessidades do outro.

Competências para:

* Comunicar e interagir de forma adequada, em diferentes contextos profissionais;

* Lidar adequadamente com o utente e sua família, respeitando diferenças, direitos e necessidades;

* Pensar criticamente sobre alguns fenómenos psicológicos que têm impacto na vida do dia a dia;

* Interpretar e analisar o comportamento humano.

1. Comunicação humana e relacionamento interpessoal (20 horas)

1.1. Comunicação humana

Pragmática da comunicação

Importância do estudo da comunicação e funções da comunicação

Comunicação verbal (oral e escrita) e não verbal, comunicação face a face e entrevista

Barreiras à comunicação e fidelidade na comunicação

Atitudes na comunicação

1.2. Relacionamento interpessoal

Estilos de relacionamento interpessoal

Interacção social e relações interpessoais

Factores que afectam a qualidade das relações interpessoais

Auto-conceito, auto-estima e processos atribucionais

Cognição social, impressões e factores para a sua formação, categorização e suas disfunções.

2. O conflito nas relações interpessoais (4 horas)

Os tipos de conflito

Lidar com os conflitos e habilidades para o seu tratamento

3. Motivação (4 horas)

Motivação e comportamento

Teorias e abordagens da motivação

4. O grupo – Fenómenos grupais e processos de liderança (12 horas)

4.1. Interacção grupal e identidade

Definição, características e tipos de grupos

O comportamento no grupo

O trabalho em grupo e suas vantagens e desvantagens

Comunicação, eficácia e produtividade do grupo

Coesão grupal e pressão de conformidade

4.2. Liderança

Características e estilos de liderança

Funções e consequências da liderança.

Principal

*Fachada, M. O. (2012). Psicologia das relações interpessoais (2ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.

Secundária

*Abreu, M. V. (1998). Cinco ensaios sobre motivação. Coimbra: Almedina.

*Berlo, D. K. (2003). O processo de comunicação: Introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes.

*Feldman, R. (2001). Compreender a psicologia. Lisboa: McGraw Hill.

*Fiske, J. (1998). Introdução ao estudo da comunicação. Lisboa: Edições Asa.

*Marc, E., & Dominique, P. (1996). Interacção social. Porto: Rés Editora.

*Porritt, L. (1990). Interaction strategies. Nova Iorque: Churchill Livingstone.

*Prette, A & Prette, Z. (2010). Psicologia das Relações Interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. São Paulo: Vozes.

*Rego, A. (2016). Comunicação pessoal e organizacional: teoria e prátIca (4ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo,Lda.

*Serra, A. V. (1986). Motivação e aprendizagem. Porto: Contraponto.

*Watzlawick, P., Beavin, J., & Jackson, D. (1967), (1998). Pragmática da comunicação humana: um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interacção. São Paulo: Cultrix