Conhecimentos de Base Recomendados
não são necessários conhecimentos prévios
Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contemplará, também, momentos de trabalho em pequenos grupos, com apoio tutorial e a realização de exercícios de dramatização, role-playing, dinâmicas de grupo e outros, com orientação, e ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise crítica de textos/artigos.
A utilização de metodologias expositivas e interrogativas permitirá a explicitação dos conceitos teóricos e seu enquadramento bem como a aferição do domínio dos mesmos por parte dos alunos. A existência de uma matriz teórico-prática permitirá, para além da exposição dos conteúdos, o recurso a metodologias interativas privilegiando a demonstração, exemplificação e aplicabilidade desses conteúdos e conceitos a diferentes situações, e circunstâncias, reais. Permitirá, assim, o desenvolvimento das competências mencionadas.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir:
Conhecimentos de:
* Comunicação e relações interpessoais;
* Comportamento individual e grupal e suas influências.
Aptidões para:
* Adotar estratégias de comunicação verbal e não-verbal e de interação com doentes, outros profissionais e público;
* Compreender o mundo que o rodeia no âmbito individual e relacional;
* Reconhecer e discutir a importância do comportamento na relação interpessoal;
* Demonstrar empatia face às necessidades do outro.
Competências para:
* Comunicar e interagir de forma adequada, em diferentes contextos profissionais;
* Lidar adequadamente com o utente e sua família, respeitando diferenças, direitos e necessidades;
* Pensar criticamente sobre alguns fenómenos psicológicos que têm impacto na vida do dia a dia;
* Interpretar e analisar o comportamento humano.
Programa
1. Comunicação humana e relacionamento interpessoal (20 horas)
1.1. Comunicação humana
Pragmática da comunicação
Importância do estudo da comunicação e funções da comunicação
Comunicação verbal (oral e escrita) e não verbal, comunicação face a face e entrevista
Barreiras à comunicação e fidelidade na comunicação
Atitudes na comunicação
1.2. Relacionamento interpessoal
Estilos de relacionamento interpessoal
Interacção social e relações interpessoais
Factores que afectam a qualidade das relações interpessoais
Auto-conceito, auto-estima e processos atribucionais
Cognição social, impressões e factores para a sua formação, categorização e suas disfunções.
2. O conflito nas relações interpessoais (4 horas)
Os tipos de conflito
Lidar com os conflitos e habilidades para o seu tratamento
3. Motivação (4 horas)
Motivação e comportamento
Teorias e abordagens da motivação
4. O grupo – Fenómenos grupais e processos de liderança (12 horas)
4.1. Interacção grupal e identidade
Definição, características e tipos de grupos
O comportamento no grupo
O trabalho em grupo e suas vantagens e desvantagens
Comunicação, eficácia e produtividade do grupo
Coesão grupal e pressão de conformidade
4.2. Liderança
Características e estilos de liderança
Funções e consequências da liderança.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Principal
*Fachada, M. O. (2012). Psicologia das relações interpessoais (2ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.
Secundária
*Abreu, M. V. (1998). Cinco ensaios sobre motivação. Coimbra: Almedina.
*Berlo, D. K. (2003). O processo de comunicação: Introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes.
*Feldman, R. (2001). Compreender a psicologia. Lisboa: McGraw Hill.
*Fiske, J. (1998). Introdução ao estudo da comunicação. Lisboa: Edições Asa.
*Marc, E., & Dominique, P. (1996). Interacção social. Porto: Rés Editora.
*Porritt, L. (1990). Interaction strategies. Nova Iorque: Churchill Livingstone.
*Prette, A & Prette, Z. (2010). Psicologia das Relações Interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. São Paulo: Vozes.
*Rego, A. (2016). Comunicação pessoal e organizacional: teoria e prátIca (4ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo,Lda.
*Serra, A. V. (1986). Motivação e aprendizagem. Porto: Contraponto.
*Watzlawick, P., Beavin, J., & Jackson, D. (1967), (1998). Pragmática da comunicação humana: um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interacção. São Paulo: Cultrix