Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A) Avaliação contínua
1. Um trabalho de grupo – 30.0%
2. Exercícios práticos realizados ao longo do semestre – 10.0%
3. Uma ou duas provas escritas de carácter individual – 60.0%
B) Avaliação por exame
1. Exame – 100.0%
Resultados de Aprendizagem
Conhecer os contributos teóricos de modelos psicológicos para a descrição, explicação e compreensão do comportamento dos consumidores.
Programa
1.Introdução à Psicologia do Consumidor
1.1 Perspetiva histórica
1.2 Definição e evolução do conceito de comportamento de consumo
1.3 Enquadramento interdisciplinar
1.4 Modelos explicativos do comportamento de consumo
2.Fatores explicativos do comportamento de consumo
2.1 Fatores individuais
2.2 Fatores sociológicos e psicossociológicos
2.3 Fatores situacionais
3.Marketing, publicidade e comportamento de consumo
3.1 Implicações do estudo do consumidor na estratégia de comunicação e marketing
3.2 Marketing social como estratégia de mudança de ideias e práticas sociais
3.3 Abordagens explicativas do comportamento do consumidor face à publicidade
4.Processo de tomada de decisão no consumo
4.1 Estratégias de segmentação e posicionamento
4.2 Caraterísticas e determinantes dos processos de escolha e tomada de decisão
4.3 Enviesamentos no processo de decisão
4.4 Tomada de decisão individual, grupal e organizacional
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - exercícios práticos realizados ao longo do semestre - 10.0%
- - trabalho de grupo - 30.0%
- - uma ou duas provas escritas de caráter individual - 60.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Dionísio, P., Lévy, J., Rodrigues, J. V., & Lendrevie, J. (2021). Mercator da Língua Portuguesa: Teoria e prática do marketing (18ª Ed). Lisboa: Dom Quixote.
Schiffman, L. G., Kanuk, L. L., & Wisenblit, J. (2010). Consumer behavior (10th Ed.). Boston: Pearson/ Prentice Hall.
Solomon, M. R. (2019). Consumer behavior : buying, having, and being (13th ed. revised ). Harlow: Pearson.
Solomon, M., Hogg, M., Bamossy , G., & Askegaard, S. (2019). Consumer behaviour: A European perspective (7th ed.). Harlow: Pearson.