Psicologia Infantil

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Not applicable.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino incluem métodos expositivos, mas também ativos, interrogativos e demonstrativos,
permitindo uma maior interacção com os estudantes e uma aprendizagem mais adequada de novas aptidões.
O regime de avaliação poderá ser contínuo ou por exame final. No primeiro caso inclui a avaliação do desempenho
do aluno, ao longo das várias actividades lectivas (por exemplo, trabalhos realizados, avaliação de aptidões
comportamentais), assim como, numa prova escrita.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, assim como, o seu desenvolvimento social e da
linguagem; 2. Ser capaz de utilizar as técnicas de condicionamento na realização de algumas técnicas de
audiologia infantil; 3. Conhecer as principais perturbações no desenvolvimento infantil e saber relacioná-las com a
deficiência auditiva, bem como, saber lidar com estas crianças respeitando as suas especificidades.

Programa

1. . Modelos de desenvolvimento humano (20h)
• Modelo de Freud
• Modelo de Wallon
• Modelo de Piaget
• Modelo de Bruner
2. Teorias da aprendizagem (8h)
• Condicionamento clássico
• Condicionamento operante
• Aprendizagem por modelamento
• A importância do condicionamento nas técnicas de audiologia infantil
3. Psicopatologia infantil (32h)
• Perturbações globais do desenvolvimento
• Perturbações específicas do desenvolvimento
• Perturbações do comportamento
• Perturbações da ansiedade
• Perturbações de eliminação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

American Psychiatric Association – Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (5ª edição).
2013.
Boubli, M. – Psicopatologia da Criança. Climepsi Editores. Lisboa, 2001.
Lourenço, O. M. – Psicologia de Desenvolvimento Cognitivo: teoria, dados e implicações. Livraria Almedina.
Coimbra, 1997.
Sprinthall, N. A., Sprinthall, R. C. – Psicologia Educacional, uma abordagem desenvolvimentalista. MacGraw-Hill.
1993.
Tavares, J., Alarcão, I. – Psicologia de Desenvolvimento e da Aprendizagem. Livraria Almedina. Coimbra, 1999.
Vayer, P., Rocin, C. – Psicologia Actual e do Desenvolvimento da Criança. Instituto Piaget, 1993.
Ao longo do período lectivo são fornecidos aos alunos textos de apoio, assim como, a documentação utilizada nas
aulas.