Psicologia Social dos Grupos e Equipas de Trabalho

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A) Regime de avaliação contínua
A avaliação contínua é realizada através de 3 componentes:
i. trabalho(s) de grupo (30% da nota final);
ii. prova(s) escrita(s) de carácter individual (60% da nota final)
iii. qualidade da participação nas atividades letivas (avaliado através da realização de tarefas e exercícios em aula) (10%).

B) Avaliação por exame
i. Exame – 100%

Resultados de Aprendizagem

a) Conhecer os estudos sobre os processos de influência social básicos na formação de grupos e equipas de trabalho e análise das suas repercussões na formação de valores, normas, opiniões, atitudes e ações;
b) Compreender os processos de formação e as dinâmicas das equipas de trabalho nas organizações;
c) Saber atuar na formação, gestão e desenvolvimento de equipas em contextos de trabalho;
d) Saber gerir processos de comunicação interpessoal, grupal e organizacional.

Programa

I. Introdução à Psicologia Social Experimental dos Grupos:
1.1. Objeto da Psicologia Social;
1.2. Cronologia dos momentos mais relevantes, autores e correntes conceptuais mais significativos;
II. Os Processos de Influência Social e a Formação dos Grupos:
2.1. Os estudos sobre a normalização de Musafer Sherif;
2.2. Solomon Asch e as investigações sobre o conformismo;
2.3. Kurt Lewin e a “mudança dos hábitos alimentares” em contexto grupal;
2.4. Os trabalhos de Stanley Milgram sobre os mecanismos de “submissão à autoridade”;
2.5. Os trabalhos de Serge Moscovici sobre a influência das minorias ativas;
III. Grupos e Equipas de Trabalho:
3.1. Os conceitos de grupo e de equipas de trabalho;
3.2. Síntese de modelos teóricos e de resultados da investigação no estudo dos grupos e das equipas de trabalho: tipologias, estrutura, normas, tarefas, identidade, comunicação, coesão, conflito, cooperação, produtividade, pressão para a conformidade.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Frequência - 60.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cunha, M., Rego, A, & Cabral-Cardoso, C (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Editora RH;
Forsyth, D. R (2019). Group dynamics (7th ed). Boston: Cengage;
Hogg, M. & Vaughan, G. (Eds) (2018). Social psychology (8thed). Harlow: Pearson Education;
Myers, D. G. (2022). Social psychology (11thed). London: McGraw-Hill;
Renato, P. L., & Dimas, I. D. (2012). O grupo revisitado: Considerações em torno da dinâmica e dos processos grupais. In D. Gomes (Ed.), Psicologia das organizações, do trabalho e dos recursos humanos (pp. 135-199). Coimbra: Imprensa da UC;
Robbins, S. P., & Judge, (2018). Organizational behavior. NY: Pearson;
Smith, E., Mackie, D. & Claypool, H. (2015). Social psychology. NY: Psychology Press.
Vala, J. & Monteiro, M. (2017). Psicologia social (10ª ed). Lisboa: F Calouste Gulbenkian.
West, M. A. (2012). Effective teamwork: practical lessons from organizational research. Sussex: BPS Blackwell.
https://www.ted.com/speakers/philip_zimbardo