Quantificação e Orçamentação das Operações

Matemática: cálculo de áreas e volumes; Desenho: interpretação de peças desenhadas de projectos.Informática: manuseamento de software do tipo folha de cálculo e desenho.

A metodologia adotada nas aulas teórico-práticas inclui, para cada tema, 4 etapas distintas. Na 1ª contextualizam-se os alunos com um resumo da evolução recente, ao que se segue a apresentação teórica da situação e metodologias atuais optando-se pelo método expositivo e inquisitivo. Na 3ª fase mostra-se como aplicar os conhecimentos transmitidos através da apresentação de exemplos resolvidos, relatos de situações reais e resolução de exercícios. Na última fase os alunos elaboram trabalhos práticos de interpretação técnico-científica e pesquisa, em grupo, fomentando o trabalho em equipa. Algumas aulas são dedicadas ao esclarecimento de dúvidas e acompanhamento da evolução da resolução dos trabalhos.

pretende desenvolver nos alunos a capacidade de produzir propostas de preço para a concretização de Projetos, nomeadamente a identificação dos vários trabalhos a executar, a sua quantificação e respetivo custo estimado.

Competências Genéricas: análise e compreensão do problema, seleção da metodologia de resolução e consequente aplicação; avaliação crítica dos resultados, procura de soluções alternativas e apresentação de resultados de acordo com critérios predefinidos.
Competências Específicas: Adquirir conhecimentos, capacidade de compreensão e execução no âmbito da quantificação dos trabalhos e materiais necessários à concretização de projetos, bem como ao cálculo do respetivo custo. Desenvolvimento das competências necessárias à preparação de propostas para apresentar a clientes.

INTRODUÇÃO E GENERALIDADES

conceitos gerais

intervenientes num empreendimento;

elementos constituintes de um Projecto;

marcha de procedimentos para a execução de um empreendimento;

fases de Projectos;

código dos contratos públicos (CCP, dl18/2008):

disposições Gerais;

tipos de procedimentos e respectivas tramitações procedimentais;

impedimentos;

seriação das propostas;

execução dos contratos.

MEDIÇÕES NA CONSTRUÇÃO

Justificação e objectivos;

Princípios e unidades base.

Critérios e Regras de Medição na Construção

Organização;

Metodologias a aplicar nos vários capítulos.

Ferramentas auxiliares e Métodos expeditos.

ORÇAMENTAÇÃO

Orçamentação de uma empreitada

Estudos preliminares

Composição de custos:

custos de mão-de-obra e encargos incidentes;

custos de materiais;

custos de equipamentos e cálculo de custos horários;

custos de sub-empreitadas;

Encargos com a execução dos trabalhos;

Custos directos e custos de estaleiro;

Custos indirectos e lucros/imprevistos;

Elaboração da proposta de preço e da lista de preços unitários.

Informação sobre custos

As fichas de rendimento do LNEC;

Personalização e adaptação à realidade da empresa;

Elaboração de bancos de dados;

Software específico disponível no mercado

REVISÃO DE PREÇOS

Enquadramento e Conceitos Gerais;

Cálculo de Autos de Revisão de Preços

Fonseca, M. Santos  (2010). “Curso sobre Regras da Medição na Construção”. LNEC

Reis, A. Correia (2007). “Organização e Gestão de Obras”. Edições Técnicas ETL, Lda, Lisboa.

Rodrigues, João Coutinho (1999). “Gestão de Empreendimentos – A Componente de Gestão da Engenharia”.  Ediliber, Coimbra

Informação sobre Custos, Fichas de Rendimento. LNEC.

Legislação específica em vigor

Excertos bibliográficos pontuais disponibilizados aos alunos no decorrer das aulas

Textos de apoio elaborados pelo docente