Química e Bioquímica I

Físico-Química 10º e 11º anos de escolaridade

A transmissão de conhecimentos é feita num clima de diálogo com os alunos, que favoreça e consolide o processo de ensino-aprendizagem. A UC é lecionada em aulas teóricas e em aulas práticas laboratoriais. Nas aulas teóricas é feita a exposição dos fundamentos teóricos necessários ao desenvolvimento dos conteúdos e à aquisição das competências definidas. Procura-se a participação dos alunos na adaptação dos conceitos à resolução de situações concretas, podendo ser apresentados e discutidos na sala de aula exercícios de natureza teórico-prática.
A componente laboratorial envolve a execução de protocolos, com elaboração de relatórios.

– Conhecer as propriedades das soluções
– Compreender as leis do equilíbrio químico considerando os diferentes tipos: equilíbrio ácido base, de oxidação-redução, de sais pouco solúveis e de complexação
– Conhecer a estrutura e a nomenclatura das principais famílias de compostos orgânicos
– Compreender as propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos
– Conhecer a estrutura das principais famílias de compostos naturais

Tipos de forças de interação entre moléculas e locais de ação. Propriedades das soluções. Equílíbrios ácido-base, de oxidação-redução, de sais pouco solúveis e de complexação. Estrutura, nomenclatura e propriedades físicas e reatividade química dos compostos orgânicos. Estrutura e propriedades das principais famílias de compostos naturais.

Avaliação por Exame
  • - Teste teórico - 75.0%
  • - Realização de relatórios de trabalhos práticos - 25.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste teórico - 75.0%
  • - Realização de relatórios de trabalhos práticos - 25.0%

Reger, D., Goode, S., Mercer, E. (2010). Química: princípios e aplicações: Fundação Calouste Gulbenkian

Jones, L.L. & Atkins, P.W. (2002). Chemistry: Molecules, matter and change: New York Freeman

Atkins, P., Laverman, L., Jones, L. (2016). Chemical Principles: the quest for insight: W.H.Freeman, Co. Ltd.

Morrison, R. Boyd, R. (1996). Química orgânica: Fundação Calouste Gulbenkian

Chang, R. (2005) Química. McGraw-Hill, Inc.

Vidal, M.M., Filipe, O., Costa, M.C. (2010). Química no laboratório: 100Luz