Química e Bioquímica II

Ensino Secundário ou equivalente nas áteas de Química.

A Unidade Curricular é leccionada em aulas teóricas e em aulas práticas laboratoriais. Nas aulas teóricas é feita a exposição dos fundamentos teóricos necessários ao desenvolvimento dos conteúdos e à aquisição das competências definidas. Procura-se a participação dos alunos na adaptação dos conceitos à resolução de situações concretas, podendo ser apresentados e discutidos na sala de aula exercícios de natureza teórico-prática.
A componente laboratorial envolve a execução de protocolos, com elaboração de relatórios.
Para uma melhor consolidação dos conceitos, os alunos são acompanhados semanalmente em aulas de orientação tutorial.
É exigida a presença dos alunos nas aulas. O valor minímo de presenças para cada tipo de aula, é de 75% do número de aulas leccionadas.

São objetivos de aprendizagem da Unidade Curricular que o aluno adquira as seguintes competências:
1. Conhece a estrutura e a nomenclatura das principais classes de compostos orgânicos
2. Compreende as propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos
3. Conhece a reactividade dos principais grupos funcionais.
6. Conhece a estrutura das principais famílias de compostos biológicos.
7. Compreende o metabolismo dos hidratos de carbono, dos lípidos e das proteínas

Estrutura, nomenclatura e propriedades físicas e reatividade química dos compostos orgânicos. Estrutura e propriedades das principais famílias de compostos naturais. Funções biológicas dos hidratos de carbono, dos lípidos e das proteínas. Metabolismo dos hidratos de carbono, dos lípidos e das proteínas .

Avaliação Contínua
  • - Pratica - 25.0%
  • - Testes teórico - 75.0%

1. Lehninger, Princípios de Bioquímica, 6ª Edição, David L. Nelson, Michael M. Cox, Freeman,
W. H. & Company, Nova York, 2014.
2. Campos, Luís S., Entender a Bioquímica, 5ª Edição, Escolar Editora, Lisboa, 2009.