Recolha e Análise de Dados em Recursos Naturais

Não é obrigatório, mas podia ajudar que os alunos tivessem algum conhecimento mínimo da utilização de excel, conhecimento essenciais sobre estatística, e na utilização de software para SIG.

1) aulas teórico-práticas, 2) trabalhos práticos  realizados com recurso a software de estatística (SPSS) e ArcGis ou QGis. O quadro da utilização do tempo nesta UC estabelece que o aluno terá que desenvolver trabalho independente (contando com orientação do(s) docente(s)), que se concretiza num projeto semestral (componente prática).

Os objetivos da unidade curricular traduzem-se na aquisição de 3 competências fundamentais: 1 – Conhece e aplica os métodos de amostragem mais utilizados em inventários florestais, florísticos e faunísticos em relação com o espaço florestal, 2 -Conhece e aplica métodos de estatística paramétrica, não paramétrica e multivariada para o tratamento de dados; 3 – Aplica os conhecimentos adquiridos num exercício concreto em campo, integrando os diversos tipos de inventário, produz um relatório com os resultados deste exercício.

Os conteúdos programáticos para aquisição das 3 competências são os seguintes:

1.1) Introdução a métodos de recolha e da análise de dados em povoamentos florestais;

1.2) Estudo da relação entre conjuntos de dados bioticos e factores ambientais;

2.1) Introdução a análise multidimensional de dados.

2.2) Estudo da associação e correlação de variáveis;

2.3) Investigação de padrões espaciais;

3.1) Estudo de metodologias para a avaliação de recursos bióticos, nomeadamente os florestais;

3.2) Estimativa do tamanho da população e dos seus parâmetros;

3.3) Estudo a análise de índices biológicos e ambientais;

Bergerud, W.A. (1996). Introduction to Logistic Regression Models: with worked forestry examples. Biom. Info. Hand. 7. Res. Br., B.C. Min. For., Victoria, B.C. Work. Pap. 26/1996.
Campbell J., Wynne, R., 2011. Introduction to Remote Sensing. Fifth Edition. The Guilford Press, 2011; 662 pages. ISBN 978-1-60918-176-5
Chuvieco, E., 2016 Fundamentals of Satellite Remote sensing: An Environmental Approach. Second edition.CRC Press/Taylor & Francis, Boca Raton, Florida, USA. ISBN 978‐1‐4987‐2805‐8.
Congalton, R. and Green, K., 2019. Assessing the Accuracy of Remotely Sensed Data: Principles and Practices. Boca Raton, FL: CRC Press
FAO, National Forest Inventory. (2004). Rome. Work. Pap. 94/E.
Ferris-Kaan, R. and Patterson, G.S. (1992). Monitoring vegetation changes in conservation management of forests. Forestry Commission Bulletin, 108. HMSO, London.
Gotelli, N. and Ellison, A. (2004). A primer of ecological statistics. 2nd Edition. Sinuaer, Sunderland MA, USA.
Hill D., Fasham M., Tucker T., Shewry M., and P. Shaw. (2005). Handbook of biodiversity Methods. Cambridge University Press, New York.
Jensen, J., 2006. Remote sensing of the environment: an earth resource perspective, 2ª Edição. New Jersey: Prentice Hall.
Krebs, Ch. (1989). Ecological methodology. 2nd Edition. Harper & Row, New York.
Marques, F. F., Buckland, S. T., David Goffin, C. E., Mayle, B. A., & Peace, A. J. (2001). Estimating deer abundance from line transect surveys of dung: sika deer in southern Scotland. Journal of Applied Ecology, 38(2): 349-363
Marôco J. (2014). Análise estatística. ReportNumber, Portugal, 990 p.
Mueller-Dombois D. & Ellenberg H. (1974). Aims and methods of vegetation ecology. John Wiley & Sons.USA. 547 p.
Quinn, G. and Keough, M. (2002). Experimental Design and Data Analysis for Biologists. Press syndicate of the University of Cambridge, UK.
Reed D.D. and G.D. Mroz. (1997). Ressource Assessment in Forest Landscapes. New York. John Wiley & Sons. 386 p.
Salas, R., Houllier, F., Lemoine, B., Pierrat, J. C. (1993). Représentativité locale des placettes d’inventaire en vue de l’estimation des caractéristiques dendrométriques de peuplement. Annales des Sciences Forestières. 50, 469-485.
Salas, R. (2014). Apontamento para o curso de inventário florestal (COTF-Lousã), ESA/IPC, 37pp.
Shiver B.D. and B.E. Borders. (1996). Sampling techniques for forest resource inventory. New York. John Wiley & Sons
Sokal, R.R. and Rohlf, F.J. (1995). Biometry: The principles and practice of statistics in biological research. 3rd Edition. W.H. Freeman, New York.
Waite, S. (2000). Statistical ecology in practice. Prentice Hall, Malaysia.
Zar, H. (1998). Biostatistics analysis. W.H. Freeman, New York.