Recursos Hídricos

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino incluem a apresentação dos aspectos teóricos estruturantes das temáticas em estudo, ao nível específico de cada processo e focando os aspectos descritivos e quantitativos; inclui também abordagens sistémicas ao nível regional ou de bacia hidrográfica, para discutir aspectos de inter-relação e dependência, nomeadamente em relações água-produção para povoamentos florestais, problemas de conservação e exploração de recursos hídricos e do solo, captação de água e rejeição de efluentes. Incentivar-se-á a resolução de problemas práticos sobre a matéria dada e a pesquisa bibliográfica sobre assuntos actuais de discussão pública sobre os sistemas hídricos e questões sociais na relação água-floresta. Planeia-se a realização de visitas ao campo para percepcionar aspectos práticos.

Resultados de Aprendizagem

Os objectivos gerais são, no âmbito da utilização e conservação dos recursos naturais e no contexto local dos sistemas florestais e agro-florestais, promover no estudante as seguintes competências:
1) Identifica os principais problemas relacionados com a água, nas suas componentes quantitativa e qualitativa, em diferentes escalas espaciais
2) Conhece modelos hidrológicos e sua relação com a dinâmica dos sistemas florestais;
3) Conhece as caraterísticas e impactes dos fenómenos hidrológicos extremos de secas e cheias.
4) Conhece as técnicas para a conservação da água e do solo, na perspectiva do Plano Nacional para Uso Eficiente da Água.
5) Conhece métodos de gestão integrada de recursos hídricos e o seu enquadramento segundo a Lei da Água.

Programa

1) Conceitos gerais de Hidrologia e de Gestão de Recursos Hídricos.
2) Balanço hidrológico em bacias hidrográficas; inter-relação com as caraterísticas de sistemas florestais e áreas naturais.
3) Evapotranspiração e relações água-produção para povoamentos florestais.
4) Recursos hídricos subterrâneos e superficiais; conservação e exploração.
5) Técnicas de conservação da água e do solo; correcção torrencial; abastecimento e drenagem.
6) Interacções entre a floresta, o regime hídrico, e a qualidade da água. Influência da zona ripária nos recursos hídricos.
7) Aspectos da legislação sobre a gestão da água.

Métodos de Avaliação

Frequência
  • - teste escrito individual - 100.0%
Exame
  • - teste escrito individual - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AZAGRA, A. M. e HEVIA, J.N. – Hidrologia Florestal, el ciclo hidrológico. Universidade de Valladolid, 1996.
CHOW, V.T., MAIDMENT, D.R. e MAYS, L.W. – Applied Hydrology. New York: McGraw-Hill Series in Water Resources and Environmental Engineering, 1988.
CUNHA, L.V., GONÇALVES, A. S., FIGUEIREDO, V.A. e LINO, M. – A Gestão da Água, princípios fundamentais e sua aplicação em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,1980.
HIPÓLITO, J.R. e VAZ, A.C. – HIDROLOGIA E RECURSOS HÍDRICOS. Lisboa: ISTPress, 2011.
LENCASTRE, A. e FRANCO, J. – Lições de Hidrologia. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1984.
MOLDEN, D. (Ed.) – Water for Food, Water for Life, a compreensive assessment of water management in agriculture. London, Sterling: Earthscan, 2007.
MUSY, A. e HIGY, C. – Hydrologie, une science de la nature. Lausanne: Presses Polytechniques et Universitaires Romandes, 2004.