Redes de Computadores II

Redes de Computadores I

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1. Método expositivo: método explicativo onde fundamentos teóricos e conceitos são apresentados pelo docente e discutidos com a turma. Os conceitos e informações serão apresentados aos alunos através, por exemplo, de apresentações em slides ou discussões orais. Será utilizado nas aulas para a estruturação e esquematização da informação.

2. Método demonstrativo: baseia-se na exemplificação pelo docente de uma operação técnica ou prática que se deseja aprendida. Centra-se na forma como se executa uma dada operação, destacando as técnicas, as ferramentas e os equipamentos mais adequados. Será por exemplo utilizado em aulas práticas e laboratoriais.

3. Método interrogativo: processo que se fundamenta em interações verbais, sob a condução do docente, adotando o formato de questões e respostas. Permite obter maior dinâmica na aula e consolidar a aprendizagem. Será utilizado por exemplo para recordar elementos de aulas anteriores, e em revisões do conteúdo lecionado.

4. Métodos ativos: serão utilizadas técnicas pedagógicas em que o aluno é o centro do processo de aprendizagem, sendo um participante ativo e envolvido na sua própria formação. O docente assume o papel de facilitador, estimulando o pensamento crítico, a colaboração, a criatividade e a autonomia dos alunos. Serão aplicados nas aulas para alcançar um ambiente de aprendizagem dinâmico e mais duradouro.

No final da unidade curricular o aluno ficará habilitado a:

1. Explicar o funcionamento de um switch e demonstrar a configuração dos seus portos. Resumir o funcionamento do protocolo STP e demonstrar a sua configuração. Analisar e demonstrar o funcionamento do protocolo Etherchannel.

2. Identificar as principais caracteristicas das VLANs. Classificar os diferentes tipos de encaminhamento Inter-VLAN, e demonstrar a sua configuração.

3. Explicar o funcionamento dos protocolos DHCPv4 e DHCPv6. Demonstrar a operação e configuração do SLAAC. Analisar o protocolo FRHP.

4. Identificar as caracteristicas do NAT. Classificar os diferentes tipos de NAT. Demonstrar a configuração de NAT.

5. Explicar os principais conceitos de segurança. Ilustrar as caracteristicas das Access Control Lists (ACLs). Construir ACLs standard e extended.

6. Reconhecer os diferentes tipos de encaminhamento. Justificar o encaminhamento estático, e criar rotas estáticas.

7. Classificar os protocolos de encaminhamento dinâmicos. Analisar os protocolos de encaminhamento “Distance Vector” e “Link-state”. Demonstrar a configuração do protocolo OSPF.

8. Identificar e discutir os protocolos de descoberta, gestão e manutenção de dispositivos.

1. Switching. Funcionamento e configuração de um switch. Configuração de portos num switch. Funcionamento e configuração do STP. Etherchannel.

2. VLANs. Encaminhamento Inter-VLAN: legacy e router-on-a-stick.

3. DHCPv4 e DHCPv6: operação e configuração. SLAAC. Configuração de DHCPv6 stateless e stateful. FRHP.

4. NAT. Tipos: NAT estático, NAT dinâmico, PAT e port forwarding. NAT64.

5. Conceitos de segurança. Access Control Lists (ACLs). Configuração de ACLs IPv4 standard e extended. Configuração de standard ACLs para proteger acessos remotos.

6. Encaminhamento. Tipos de encaminhamento. Encaminhamento estático. Configuração de rotas estáticas. VLSM.

7. Protocolos de encaminhamento dinâmicos. Protocolos de encaminhamento “Distance Vector” (RIP, EIGRP). Protocolos de encaminhamento “Link-state” (OSPF, IS-IS). Protocolo OSPF.

8. Descoberta (CDP, LLDP), gestão (NTP, Syslog) e manutenção (backup e restauro de um SO, recuperação de passwords) de dispositivos.

Avaliação Periódica
  • - Teste Teórico 2 - 25.0%
  • - Teste Teórico 1 - 25.0%
  • - Relatório - 50.0%
Avaliação final
  • - Relatório - 50.0%
  • - Exame - 50.0%

Cisco. (2022). CCNAv7: Switching, routing, and wireless essentials. (n.d.). Cisco Networking Academy. Retrieved September 24, 2022, from https://www.netacad.com/

Forouzan, B. (2009). TCP/IP protocol suite (4th ed.). McGraw-Hill Publishing.

Hurose, J., & Ross, K. (2008). Computer networking: A top-down approach featuring the internet. Addison-Wesley.

Kozierok, C. (2005). The TCP/IP guide, a comprehensive, illustrated internet protocols reference. No Starch Press.

Lammle, T. (2016). CCNA routing and switching complete study guide: Exam 100–105, exam 200–105, exam 200–125 (2nd ed.). Sybex.

Stallings, W. (2013). Data and computer communications (10th ed.). Pearson.

Véstias, M. (2016). Redes cisco para profissionais (7th ed.). FCA.