Conhecimentos de Base Recomendados
Nesta UC não são requeridos conhecimentos de base.
Métodos de Ensino
O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diferentes métodos apropriados a cada tipo de conteúdo:
– Componente expositiva dos princípios teóricos, com utilização de meios audiovisuais e recurso a estratégias de exposição participada, complementada com estudo de casos e trabalho de pesquisa orientada, individualmente ou em grupo.
– Componente de aplicação prática, com análise de casos práticos, resolução de exercícios, elaboração de um projecto aplicado (em grupo), bem como atividades de orientação tutorial.
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Metodologias Verbais (dizer) / Metodologias Intuitivas (mostrar), Exposição, Explicação, Diálogo. A Metodologia Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos.
2. Metodologias Ativas (fazer), Estudo de Casos. Metodologia Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos.
3. Metodologias Colaborativas, através da realização de trabalhos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
Ao longo desta unidade curricular os alunos terão oportunidade de explorar aspetos relevantes da teoria e prática da gestão contemporânea, aprofundando alguns temas abordando tendências recentes nesta área. Deverão ainda compreender os limites e contributos das várias áreas científicas para o corpo de conhecimento da gestão, distinguindo o corpo teórico das práticas de gestão. Os alunos deverão ser capazes de fazer uma abordagem à gestão enquanto campo de estudo, expondo os alunos às principais linhas de investigação.
– Caracterizar as novas configurações /formas de cooperação empresarial “business network”.
– Perceber a inovação dentro de um quadro conceptual de processos internos e ligações externas, analisando experiências colaborativas e de inovação aberta.
– Interpretar os fatores económicos, sociais e de mercado que facilitam a inovação empresarial.
– Compreender o ciclo de inovação e identificar as barreiras e riscos da inovação.
– Desenvolver as aptidões para gerir, controlar, comunicar e integrar as competências com base no conhecimento atualizado, na capacidade crítica e na criatividade para a inovação.
– Conceber e operacionalizar programas de inovação aberta em co-criação com os stakeholders organizacionais para a gestão da inovação dentro da organização e com o seu meio envolvente.
– Aplicar conceitos e indicadores de inovação na análise de sistemas e processos de inovação.
– Compreender e interpretar metodologias de gestão do processo de inovação.
Programa
1. As redes intra e interorganizacionais.
1.1. Definição, características e funcionamento das redes.
2. A cooperação na rede e a competitividade empresarial.
2.1. A gestão das Redes de relacionamentos.
3. Gestão e planeamento das redes de cooperação.
3.1. Negociação, formalização e planeamento.
3.3. Condições de Estabilidade da rede.
4. A Gestão da Inovação e a Inovação empresarial.
4.1. Contextos da Inovação.
4.2. Processo e modelos de Inovação.
4.3. Inovação em rede, inovação aberta, co-criação e desenvolvimento de comunidades de interacção.
5. A inovação empresarial como vector estratégico
5.1 Estratégias de inovação. Captura de valor e novos mercados
5.2. Inovação nos Serviços
5.3. Inovação no Produto e Desenvolvimento Tecnológico
6. Gestão da inovação na empresa
6.1. Processos de valorização e de comercialização da tecnologia e da inovação.
6.2. Processos críticos para a aceleração e a dinamização da inovação empresarial
6.3. Inovação em “rede”: inovação aberta, co-criação
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - frequencia/teste/prova escrita - 60.0%
- - trabalho de grupo - 40.0%
- - exame/prova escrita - 100.0%
Estágio(s)
NAO
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