Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica
Métodos de Ensino
A presença nas aulas é facultativa. No entanto, a calendarização e entrega dos elementos da avaliação distribuída ao longo do semestre letivo serão feitas na aula.
A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas.
Devido ao carácter eminentemente prático e profissionalizante da Unidade Curricular, as aulas combinarão o método expositivo com metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: exercícios práticos; roleplay; debate de ideias e workshops e trabalho prático final.
Resultados de Aprendizagem
No final da Unidade Curricular, os alunos deverão:
1. Compreender o processo de comunicação interna e externa da organização no que concerne às relações públicas;
2. Ser capazes de adquirir conhecimentos no âmbito da comunicação interpessoal e organizacional;
3. Ser capazes de produzir um plano de comunicação interno para a organização;
4. Interpretar as ações e atitudes desenvolvidas pelos contactos entre pessoas e grupos, levando a uma interação social na empresa.
De forma acessória, a unidade curricular pretende também desenvolver nos alunos competências ao nível de:
1. Análise crítica
2. Comunicação assertiva
3. Capacidade de execução de um plano de comunicação
4. Trabalho em equipa
Programa
1. Introdução
1.1. A gestão das pessoas
1.2. As relações públicas
1.3. A comunicação nas organizações
2. As relações humanas
2.1. As competências de secretariado de direcção
2.2. Comportamento motivacional para a comunicação
2.3. O processo do conflito, gestão comunicacional do conflito
2.4. Socialização organizacional e programas de acolhimento
3. A comunicação organizacional
3.1. Comunicação intra-pessoal, inter-pessoal e grupal
3.2. Objectivos da comunicação empresarial
3.3. Tipos de comunicação: escrita, oral, gestual (não verbal) e reuniões
3.4. Comunicação assertiva
3.5. Plano de comunicação
4. As novas formas de comunicação relacional
4.1. A comunicação electrónica
4.2. A intranet
4.3. As redes sociais
4.4. A relação com a comunicação social
4.5. O código de ética nas relações públicas
5. Gestão do tempo
5.1. A importância na gestão da comunicação
5.2. Estabelecer objectivos e prioridades
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Principal
Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., Cabral-Cardoso, C., & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 8ª. Edição. Editora RH.
Rego, A. (2022). Comunicação pessoal e organizacional. Sílabo: 5ª edição.
Ruão, T., Freitas, R. D., Ribeiro, P. C., & Salgado, P. (2014). Comunicação Organizacional e Relações Públicas: horizontes e perspetivas. Relatório de um debate.
Complementar
Gonçalves, G. (2010). Introdução à teoria das relações públicas.
Marques, A. (2023). Marketing relacional. Lisboa: Sílabo: 3ª edição.
Maçães, M. A. R. (2018). Manual de gestão moderna. Teoria e Prática. Leya.