Resistência dos Materiais I

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade curricular. Os alunos começam por apreender o conhecimento básico de tensão, estado de tensão. Tensões Normais devido ao efeito de esforços normais. Tensões de tangenciais devido à torção. Tensões normais devido ao efeito do momento flector. Noção de corte puro.

Nas aulas teóricas é feita uma exposição teórica de cada assunto que é complementada pela apresentação de exercícios de aplicação. As aulas teórico-práticas incidem fundamentalmente na resolução de exercícios.

O objectivo desta disciplina é fornecer aos estudantes métodos práticos e simples para o cálculo dos elementos típicos mais comuns nas estruturas, sendo utilizados diversos processos aproximados de cálculo. Esta unidade curricular contribui para as seguintes competências: Compreender os conceitos e os procedimentos envolvidos na selecção e dimensionamento de órgãos de máquinas e elementos estruturais e saber projectar componentes mecânicos e estruturas reticuladas plana.

1.Objectivos. Peça prismática e esforços na secção transversal 2.Tracção uniaxial. Esforço e tensão normal. Distribuição das tensões na barra sujeita á tracção. Principio de Saint- Venant. Lei de Hooke. Diagramas do esforço normal e tensão normal. Barras com movimento restringido dos apoios. Cálculo de reações. Tensão de corte. Círculo de Mohr. Deformação transversal. Coeficiente de Poisson. Relação entre as tensões e as deformações. Variação das tensões com a direcção. Tensões de corte. Círculo de Mohr. Corte puro 3.Extensometria eléctrica por resistência. Exemplo de aplicação 4.Torção. Momento torsor e diagramas. Torção da barra de secção circular e rectangular. Barras com movimento restringido dos apoios. Cálculo de reacções. 5.Flexão simples. Cargas concentradas e distribuídas. Esforço cortante. Momento flector. Relações diferenciais entre a intensidade da carga, esforço cortante e momento flector. Ângulo de deformação. Módulo de elasticidade transversal.

Gere, J., & Timoshenko, S. (1997). Mechanics of Materials (4th ed.). Boston: PWS Publishing Company.

Farinha, J.S., & Reis, A.C. (1992). Tabelas Técnicas. Setúbal: Edição P.O.B.

Hibbeler, R.C. (2006). Resistência dos Materiais (5ª ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Beer, F.P., Johnston, E.R., & DeWolf, J.T. (2006). Resistência dos Materiais (4ª ed.). Porto Alegre: McGraw Hill.

Antunes, F. (2012). Mecânica Aplicada –Uma Abordagem Prática. Lidel.

Hibbeler, R.C. (2005). Estática – Mecânica para Engenharia (10ª ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.