Sanidade Vegetal

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia.

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da Unidade Curricular e a aquisição das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta em diferentes tipos de aulas e atividades.

1. Aulas de apresentação e discussão de conceitos teóricos, pelo docente e pelos estudantes.

2. Aulas de campo realizadas na exploração da ESAC onde os alunos contactam com os inimigos das culturas e reconhecem os efeitos nocivos que estes lhes provocam.

3. Aulas laboratoriais com desenvolvimento de metodologias de diagnóstico próprias da Proteção de Plantas e da Fitopatologia, com identificação de sintomas, inimigos das culturas e auxiliares e discussão de resultados.

4. Desenvolvimento de pesquisa bibliográfica sobre temas no âmbito a Unidade Curricular e posterior realização de apresentações pelos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos a atingir na UC pretendem que os  estudantes adquiram os conhecimentos que lhes permitam desenvolver as seguintes competências: 1. Conhecer os conceitos básicos da Proteção das Plantas e da Fitopatologia; 2. Conhecer os efeitos causados pelos inimigos das culturas e sua importância; 3. Conhecer e identificar os principais inimigos das culturas e os fatores que contribuem para a sua disseminação.

Programa

1. Conceitos básicos em Proteção das Plantas e Fitopatologia e efeitos causados pelos inimigos das culturas. Inimigos das culturas, prejuízos e sua importância. Patologia Vegetal, doença das plantas e seu desenvolvimento, mecanismos de resistência das plantas e Metodologias gerais de diagnóstico. 2. Identificação dos principais inimigos das culturas e fatores que contribuem para a sua disseminação e importância. Micologia, Bacteriologia, Virologia e Nematologia Fitopatológica. Morfologia, reprodução, classificação, ciclos biológicos e diagnóstico. Exemplos de doenças de grande importância económica destes grupos taxonómicos. Entomologia e Acarologia Agrícolas. Importância económica. Morfologia, fisiologia, reprodução e classificação. Caracterização das ordens de interesse agronómico. Ciclos biológicos de espécies de maior importância económica. Herbologia. Definição de infestante. Prejuízos e efeitos benéficos. Classificação. Espécies de maior importância económica.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Teste de exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - 2 Apresentações com discussão - 40.0%
  • - 2 Testes teóricos - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AGRIOS, G. N. Plant Pathology. Academic Press, Inc. London. 2005.

AMARO, P. A Protecção Integrada. ISA Press. 2003.

BERGAMIN FILHO, A., KIMATI, H. e AMORIM, L. Manual de Fitopatologia. Princípios e Conceitos. 3ª Edição. Agronómica Ceres. Brasil. 1995.

DGAV. Plano de Ação Nacional para Controlo do inseto Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu. Direção Geral de Alimentação e Veterinária. Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. Lisboa. 2017.

DGAV. Plano de Ação Nacional para Controlo do inseto Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu. Direção Geral de Alimentação e Veterinária. Ministério da Agricultura e da Alimentação. Lisboa. 2022.

DGAV. Plano de Ação Nacional para o Controlo da Flavescência Dourada da Videira. Direção Geral de Alimentação e Veterinária. Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território. Lisboa. 2013.

DGAV. Plano de Ação Nacional para o Controlo da Pseudomonas syringae pv. actinidiae do Kiwi (PSA). Direção Geral de Alimentação e Veterinária. Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território. Lisboa. 2013.

DGAV. Plano de Ação Nacional para o Controlo do Fogo Bacteriano. Direção Geral de Alimentação e Veterinária. Ministério da Agricultura e do Mar. Lisboa. 2014.

DGAV. Plano de Contingência para o Controlo de Candidatus Liberibacter spp. e seus vetores. Direção Geral de Alimentação e Veterinária. Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. Lisboa. 2016.

FOX, R. T.V. Principles of Diagnostic Techniques in Plant Pathology. CAB NTERNATIONAL. 1993.

GUIMARÃES, J. M. Apontamentos de Entomologia Agrícola. I.P.C.B., E.S.A. Castelo Branco. 1986.

MARÍ, F. G., CLIMENT, J. M. L., COMELLES, J. C. e PÉREZ, F. F. Ácaros de las Plantas Cultivadas y su Control Biológico. Pisa Ediciones, Valencia. 1991.

MOREIRA, I., BOULET, C., ZARAGOZA, C. e TALEB, A. Ervas daninhas das vinhas e pomares. I.S.A. Lisboa. 1986.

STRANGE, R. N. Introduction to Plant Pathology. John Wiley & Sons Ltd, England. 2003.