Segurança e Saúde no Trabalho

Não aplicável.

As aulas são teórico-práticas basear-se-ão na exposição e discussão dos conteúdos do programa e na resolução de casos práticos. Dar-se-á ênfase à concretização de um trabalho prático aplicado a uma tarefa na área de maneio de equinos e produção biológica, resultantes de trabalho de investigação desenvolvido ao longo do semestre nas aulas. Tentar-se-á promover um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber bem como dos seus casos de estudo. As orientações tutoriais serão destinadas ao apoio da construção de um trabalho, feito por grupos de 3 alunos no mínimo e 4 no máximo,  nas suas horas de trabalho (de contacto e outras), que será submetido à análise e discussão pelos alunos da turma.

Os resultados de aprendizagem serão avaliados de forma formativa e sumativa através do desenvolvimento de um projeto de itinerário técnico de criação e utilização de um produto e um teste escrito.

A Segurança e Saúde no Trabalho tem por objetivo promover a prevenção dos riscos profissionais e a defesa da saúde dos trabalhadores.Pretende-se que os alunos, após lecionação da UC, tenham adquirido competências no que diz respeito à avaliação de riscos profissionais, à gestão e controlo desses riscos e ao estabelecimento e implementação de procedimentos de segurança e de saúde no trabalho.

Avaliação e gestaõ de riscos profissionais.

1. Conceitos básicos de Segurança e Saúde no Trabalho: fundamentos, quadro legal;

2. Riscos gerais e sua prevenção: identificação dos fatores de risco, critérios de avaliação, sistemas elementares de controlo de riscos, proteção coletiva e individual;

3. Riscos específicos e sua prevenção por sector de atividade;

4. Planos de Segurança e Higiene. Fichas de procedimentos de segurança.

Martin, C. (2007). Avaliação do risco em segurança, higiene e saúde no trabalho. Monitor, Lisboa, 326 p.

Harms-Ringdahal, L. (2001). Safety Analysis – Principles and Practice in Occupational Safety. Taylor & Francis, London, 289 p.

Associação Empresarial de Portugal (2004). Manual de formação: Higiene e Segurança no Trabalho. AEP, Portugal, 45 p.

Miguel, A.S.S.R.(2000). Manual de Higiene e Segurança do Trabalho. Porto Editora, Porto, 505 p.