Seminário

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O desenvolvimento dos conteúdos centra-se na pesquisa e desenvolvimento de escrita, em contexto de seminário, conducente à revisão de literatura centrada nos eixos do projeto de intervenção/investigação a desenvolver pelos/as estudantes.

A avaliação da Unidade Curricular consiste na apresentação e entrega, em contexto de seminário, de um projeto de investigação (100%)

Resultados de Aprendizagem

1. Ampliar a cultura científica através da pesquisa e da leitura de textos científicos e debates críticos.

2. Dominar ferramentas de trabalho sobre os textos escritos, argumentativos e científicos.

3. Desenvolver capacidades de auto-reflexividade e pensamento crítico.

4. Ampliar os horizontes epistemológicos e metodológicos no âmbito de um ciclo de estudos avançados.

5. Desenvolver capacidades de pesquisa, argumentação e utilização de vocabulário técnico e científico específico.

6. Identificar problemas e mobilizar conhecimentos fundamentados cientificamente na elaboração de projetos e

atividades nos domínios da Gerontologia Social.

7. Desenvolver um trabalho de revisão de literatura em torno dos eixos teóricos relacionados com o projeto que pretende desenvolver na UC Intervenção/Investigação/Estágio.

Programa

1 – O texto argumentativo e científico:

1.1 – Características e finalidades

1.2 – A construção do texto: pré-redação; redação; revisão textual.

2- A revisão da literatura:

2.1 – Objetivos de uma revisão de literatura;

2.2 – Etapas de uma revisão de literatura.

3 – A procura de uma problemática e de um tema para fazer investigação

4 – Etapas de construção do projeto de investigação.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Projeto de investigação - 100.0%
Exame
  • - Projeto de investigação - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association. APA

Albarello, L., Digneffe, F., Hiernaux, J-P., Maroy, C., Ruquoy, D. & Saint-Georges, P. (1997). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Gradiva.

Bryman, A. (2012). Social research methods. Oxford University Press

Cardoso, T., Alarcão, I. & Celorico, J. (2010). Revisão da literatura e sistematização do conhecimento. Porto Editora.

Grácio, R. (2010) A Interação Argumentativa. Grácio Editor

Grinnel, R., & Unrau, Y. (2010). Social Work research and Evaluation: Foundations of evidence-based practice. Oxford University Press

Weil, J. (2017). Research design in aging and Social Gerontology. Quantitative, qualitative, and mixed methods research. Routledge