Seminário I

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As sessões expositivas contemplam a problematização e debate dos vários temas apresentados pelos conferencistas.
Os estudantes terão um papel ativo na condução das sessões, devendo participar ativamente na discussão e debate crítico de ideias, suscitadas a partir das temáticas apresentadas , o que pressuporá o estudo dos temas abordados nos seminários.
A avaliação será exclusivamente contínua e implicará a realização de um relatório crítico, relativo a cada seminário.
Neste sentido, os estudantes têm de assistir a um mínimo de 80% dos seminários. Os relatórios, em papel, deverão ser apresentados ao docente responsável pela UC, e entregues até duas semanas a seguir à realização do respetivo seminário. Deverão entregar todos os relatórios em suporte digital, para registo em arquivo.  Deverão entregar todos os relatórios em suporte digital, para registo em  em arquivo.

Resultados de Aprendizagem

Ao longo das sessões, através da partilha e debate de projetos e experiências, entre estudantes e especialistas de reconhecido mérito, pretende-se:

– Potenciar a capacidade de pesquisa, para refletir de forma lógica e abstrata, com a inclusão e integração das diferentes áreas de conhecimento nas suas análises de conteúdo.

– Potenciar a capacidade do pensamento crítico ao integrar a linguagem inerente a contextos e realidades profissionais.

– Apresentar, por escrito, sínteses de reflexão crítica fundamentada, a partir das problemáticas abordadas.

Programa

Os temas a abordar nas sessões de formação versarão sobre temáticas diversificadas, do âmbito da Gerontologia Social, de forma a proporcionar outras perspetivas na formação, que sirvam de complemento aos conhecimentos pretendidos pelos estudantes.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - relatório crítico, relativo a cada seminário - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ao longo do desenvolvimento desta unidade curricular será indicada bibliografia específica em função das sessões e oradores bem como das necessidades de formação identificadas.