Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
O desenvolvimento dos conteúdos centra-se na pesquisa e desenvolvimento de escrita, em contexto de seminário, conducente à revisão de literatura centrada nos eixos do projeto de intervenção/investigação a desenvolver pelos/as estudantes.
A avaliação da Unidade Curricular contempla apenas a modalidade de avaliação periódica, a qual, consiste na apresentação individual, em contexto de seminário, de um tema, relacionado com o projeto de intervenção/investigação do/a estudante (20%) e de um trabalho final de revisão de literatura, em torno dos eixos temáticos do projeto de intervenção/investigação (80%).
Resultados de Aprendizagem
1. Ampliar a cultura científica através da pesquisa e da leitura de textos científicos e debates críticos
2. Dominar ferramentas de trabalho sobre os textos escritos, argumentativos e científicos
3. Desenvolver capacidades de auto-reflexividade e pensamento crítico
4. Ampliar os horizontes epistemológicos e metodológicos no âmbito de um ciclo de estudos avançados
5. Desenvolver capacidades de pesquisa, argumentação e utilização de vocabulário técnico e científico específico
6. Identificar problemas e mobilizar conhecimentos fundamentados cientificamente na elaboração de projectos e actividades nos domínios da gerontologia social
7. Desenvolver um trabalho de revisão de literatura em torno dos eixos teóricos relacionados com o projeto que pretende desenvolver no seu Projeto de Intervenção/Investigação / Estágio
Programa
1 – O TEXTO ARGUMENTATIVO E CIENTÍFICO
1.1 – Características e finalidades
1.2 – A construção do texto: pré-redacção; redacção; revisão textual
2- A REVISÃO DE LITERATURA
2.1 – Objetivos de uma revisão de literatura
2.2 – Etapas de uma revisão de literatura
3 – A PROCURA DE UMA PROBLEMÁTICA E DE UM TEMA PARA FAZER INVESTIGAÇÃO E ESCREVER
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Apresentação e Debate do Trabalho - 20.0%
- - Trabalho de síntese - 80.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Albarello, L., Digneffe, F., Hiernaux, J-P., Maroy, C., Ruquoy, D. & Saint-Georges, P. Práticas e métodos de investigação em ciências socias. Lisboa: gradiva
Bryman, A. (2012). Social research methods (4th ed). New York: Oxford University Press.
Cardoso, T., Alarcão, I. & Celorico, J. (2010). Revisão da literatura e sistematização do
conhecimento. Porto: Porto Editora.
Grácio, R. (2010) A Interação Argumentativa. Coimbra: Grácio Editor.
Grinnel, R., & Unrau, Y. (2010). Social Work research and Evaluation: Foundations of evidence-based practice (9th ed.). New York: Oxford University Press.
Rosário, C., Granjo, P., & Michel, C. (2013) O que é investigar. Lisboa: Escolar Editora.
Veiga, M. J. & Batista, M. M. (2004), Argumentar. Maia: Ver o Verso.