SIG e Deteção Remota

São essenciais conhecimentos base de, geografia, de utilização de equipamentos informáticos, e utilização de ferramentas de pesquisa e consulta de informação na internet.

Aulas teórico/práticas, com realização de um conjunto de trabalhos práticos, para treino e consolidação de conhecimentos. As aulas teórico/práticas, deverão decorrer no laboratório de geomática e planeamento.

Como resultados de aprendizagem o estudante deverá:

1.Dominar os conceitos e princípios dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e reconhecer o seu papel como instrumento de apoio à tomada de decisão na gestão do território;

2 – Dominar as metodologias de análise e processamento da informação em Deteção Remota (DR);

3 – Utilizar as técnicas e ferramentas disponíveis (em SIG e DR) para elaboração de componentes de projecto e da sua execução

Os conteúdos programáticos para aquisição das 3 competências acima descritas dividem-se em dois módulos de aprendizagem:

Módulo 1 – Conceitos básico em Sistemas de Informação geográfica nomeadamente: cartografia, análise espacial, recolha de dados, e processamento digital de imagens de detecção remota para suportar o processo de tomada de decisão.

Modulo 2 – Integração dos conhecimentos adquiridos na resolução de problemas concretos

Avaliação por Exame
  • - Exame Teórico - 60.0%
  • - Exame Prático - 40.0%
Avaliação Contínua
  • - Projecto com discussão e apresentação, ou Teste Prático - 40.0%
  • - Teste Téorico - 60.0%

Campbell J., Wynne, R., 2011. Introduction to Remote Sensing. Fifth Edition. The Guilford Press, 2011; 662 pages. ISBN 978-1-60918-176-5

CCRS, 2016. Remote Sensing Tutorials. Canadian Centre for Remote Sensing. Disponível em: http://www.nrcan.gc.ca/earth-sciences/geographyboundary/remotesensing/ fundamentals/1430. Data de consulta: 08.12.2022.

Chuvieco, E., 2016. Fundamentals of Satellite Remote sensing: An environmental Approach. Second edition.. CRC Press/Taylor & Francis, Boca Raton, Florida, USA. ISBN 978‐1‐4987‐2805‐8.

Congalton, R. and Green, K., 2009. Assessing the Accuracy of Remotely Sensed Data: Principles and Practices. Boca Raton, FL: CRC Press

Burrough, P. A., McDonnell, R. A., & Lloyd, C. D. (2015). Principles of geographical information systems. Oxford University Press, USA.

Longley, P. A., Goodchild, M. F., Maguire, D. J., & Rhind, D. W. (2015). Geographic information science and systems. John Wiley & Sons.

Olaya, V. (2020). Sistemas de Información Creative Commons. Disponível em: https://pcsitna.navarra.es/archivo/Documents/Sistemas.de.Informacion.Geografica.pdf

Pandey, P., Arellano, P. , 2023. Advances in Remote Sensing for Forest Monitoring. Jonh Wiley & Sons Ltd. Wiley. Weinheim, Germany.

Manuais e tutorias da ESRI relativas ao programa ArcGIS Pro disponíveis online.

Pontualmente será fornecida na aula bibliografia especifica para ilustrar aspetos particulares do programa