Sistema Nacional de Informação Cadastral

NA

A metodologia de ensino adotada é baseada na exposição dos conceitos fundamentais da cartografia e no método interrogativo para fomentar o espírito de reflexão. Além disso, espera-se uma forte componente prática que desempenhará um papel relevante na motivação dos alunos para trabalharem com sistemas de informação geográfica e o visualizador do SNIC.

Constituem objetivos da presente unidade curricular:

a)   Identificar os conceitos, funcionalidades e objetivos do Sistema Nacional de Informação Cadastral (SNIC)

b)   Interpretar as especificações técnicas oficiais para a execução do cadastro predial

Módulo I. Sistema nacional de informação cadastral (SNIC)

a)       O Sistema Nacional de Informação Cadastral (SNIC). Sistema de Informação Cadastral Simplificado e o Balcão Único do Prédio (BUPi). Portal do SNIC. Criação, conservação, visualização e exploração de informação cadastral nacional. Entidades oficiais e privadas que produzem informação cadastral;

b)       Cadastro Geométrico da Propriedade Rústica (ICGPR): informatização;

c)       O Sistema Nacional de Exploração e Gestão de Informação Cadastral (SINERGIC): objetivos; associação dos dados existentes (Conservatórias do Registo Predial e Serviços de Finanças);

d) Especificações técnicas para a execução do cadastro predial: Regras e procedimentos a adotar numa operação de cadastro predial; enquadramento legal e da operação; estrutura e conteúdos dos dados, sistemas de referência, qualidade dos dados, formato dos dados, demarcação, modelo dos documentos, cartografia de suporte, aquisição de dados cadastrais, caraterização provisória, consulta pública e caraterização definitiva; conclusão da operação.

Avaliação por exame
  • - Prova escrita individual (Módulo I) - 50.0%
  • - 1 trabalho (Módulo II) - 50.0%
Avaliação por frequência
  • - Prova escrita individual (Módulo I) - 50.0%
  • - trabalho (Módulo II) - 50.0%

Beires, R. S., Amaral, J. G., Ribeiro, P. (2013). O cadastro e a propriedade rústica em Portugal. Fundação Francisco Manuel dos Santos, pp. 261.

Cosme, A. (2012). Projeto em Sistemas de Informação Geográfica. LIDEL. Lisboa.

DGT (2020). Normas e especificações técnicas para a Sistema Nacional de Informação Cadastral (SNIC) Topográfica Vetorial e de Imagem. CartTop-V1.1. Direção-Geral do Território, pp. 49.

Matos, J. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica. 5.ª edição. LIDEL. Lisboa.

Matos, J. (2007). Sistema Nacional de Informação Cadastral (SNIC) e Geodesia. LIDEL. Lisboa.