Sistemas de e-Business

Esta unidade curricular não carece de conhecimento base prévio.

Os temas de introdução respondem e constituem a base de conhecimento.

As aulas são constituídas por duas componentes, teórica e prática de forma a proporcionar ao aluno uma
aquisição de conhecimentos estruturada em fundamentos de base teórica e validada com ferramentas de aplicação prática. O aluno terá acesso aos diapositivos que a bibliografia integra bem como a material de estudo desenvolvido pelo docente. O suporte informático local e virtual é importante, está presente em todas as aulas permitindo ao aluno uma variedade de meios no acesso à informação adaptada à realidade digital.

Objetivos:

Dotar o aluno de competências cientificas e tecnológicas para analisar, implementar e inovar no mundo
empresarial, lugar onde estes factores são elementos essenciais de liderança e visão estratégica. Os processos de negociação automática revelam-se hoje determinantes num mundo onde os mercados digitais estão em aberto 24 horas por dia. A análise dos modelos e estruturas de suporte destes mercados é fundamental para a estratégia de expansão e reconversão empresarial. Nesta realidade as organizações atravessam uma transformação digital  onde elementos como a computação na nuvem, a inteligência artificial, “Big Data”, Internet das coisas e os “smart contracts” entre outros,  são determinantes na criação de vantagem competitiva em valor acrescentado, produtos e serviços diferenciadores onde as comunidades de clientes participam.

Competências:

Identificar os diferentes modelos e respetivos elementos do negócio digital.

Saber analisar e implementar diferentes estratégias de transformação digital empresarial.

Identificar e saber adaptar a estratégia digital empresarial aos diferentes mercados e às suas características online.

Planear, estruturar e desenvolver conteúdos para as diferentes redes sociais.

Desenvolver aplicações móveis integradas na presença empresarial online.

Utilizar ferramentas de CRM para otimizar e automatizar a gestão do relacionamento com o cliente.

Adquirir competências analíticas no sentido de otimizar as principais métricas de gestão do negócio online.

1. Introdução.

1.1 – Pesquisa e análise científica com suporte bibliométrico
1.2. Introdução ao negócio digital.
1.3. Modelos de negócio digital.
1.4. Mercados digitais.

2. Estratégia digital e aplicações
2.1. A transformação digital.
2.2. Gestão da cadeia de fornecimento.
2.3. Gestão das aquisições.
2.4. Marketing digital.
2.5. Gestão da relação com o cliente.

3 Projeto de uma presença online: sites web, redes sociais e aplicações móveis.

Business in Action 9th Edition, by Courtland L. Bovee (Author), John V. Thill (Author), Pearson; 9th Edition (January 2, 2019), ISBN-13: 978-0135175477
E-Commerce 2023: Business, Technology, Society, 17th edition, Published by Pearson (May 1, 2023) © 2024, Kenneth C. Laudon New York University, ISBN : ISBN-13: 9780138043391
Business Communication Essentials: Fundamental Skills for the Mobile-Digital-Social Workplace, Kindle Edition, Courtland L. Bovee, John V. Thill, ASIN: B07Z1FZ1C5
Management Information Systems: Managing the Digital Firm (16th Edition) 16th Edition, Kenneth C. Laudon, Jane P. Laudon, ISBN-13: 978-0135191798