Sistemas de Informação de Gestão

Esta Unidade Curricular (UC) não requer conhecimentos anteriores

As aulas serão lecionadas em regime teórico-prático, em salas de informática.

Será utilizada a metodologia expositiva interativa na apresentação de algumas ferramentas e conceitos fundamentais, apoiados numa experimentação prática baseada na resolução de problemas.
A componente de aprendizagem baseada em problemas procurará aproximar, sempre que possível, as aprendizagens em sala de aula, das situações vivenciadas na prática profissional. Adicionalmente, será mantida ao longo do semestre uma estratégia de aprendizagem colaborativa (i.e., interação pelos pares), que procurará auxiliar a apresentação de temáticas de maior complexidade e envolvência.

Para além das aulas, os alunos são motivados a desenvolver uma aprendizagem complementar, através da resolução de desafios lançados ao longo do semestre.

Esta unidade curricular visa dotar os alunos de capacidades instrumentais e conceptuais no domínio das folhas de cálculo que sejam particularmente úteis no âmbito de outras unidades curriculares, assim como no posterior exercício eficaz e eficiente da atividade profissional.
Como principais objetivos nesta unidade curricular pretende-se que os alunos tenham:

O1 – um entendimento básico das tecnologias e sistemas de informação de gestão, SIG;
O2 – uma adequada compreensão do papel dos SIG nas organizações;
O3 – perceção da importância do tratamento de dados, na criação de relatórios e na exposição de conclusões.

No termo da unidade curricular, os alunos deverão ter desenvolvido capacidades e competências, nomeadamente:

C1 – de resolução de problemas com recurso a aplicações de folha de cálculo;
C2 – de utilização de características avançadas da folha de cálculo;
C3 – de tratamento de dados e resolução de problemas.

1. Introdução aos Sistemas de Informação

6.2. Seleção de dados com recurso a Filtros de dados
     6.3. Avaliação de Subtotais

Bibliografia Principal

[1] Luís Silva Rodrigues. Utilização do Excel para Economia & Gestão. FCA – Editora de Informática, 2016. ISBN 978-972-722-775-4.

[2] Maria do Rosário, Matos Bernardo, Pedro Isaías e Mário Carrilho Negas. Excel Aplicado. FCA – Editora Informática, 2013. ISBN 978-972-722-755-6.

[3] Maria Adelaide Carvalho. Exercícios resolvidos com Excel para a Economia e Gestão, 4.ª Edição Atualizada e Aumentada. FCA – Editora Informática, 2012. ISBN 978-972-722-729-7.

[4] Paula Peres. Excel Avançado. Edições. Silabo, 2011. ISBN: 978-972-618-640-3.

Bibliografia Complementar

[5] Michael Alexander, Richard Kusleika, John Walkenbach. Microsoft Excel 2019 Bible: The Comprehensive Tutorial Resource. Wiley; 1st edition (October 23, 2018). ISBN 978-1119514787.

[6] Mike Smart. Learn Excel 2016 Expert Skills with The Smart Method: Courseware Tutorial teaching Advanced Techniques. The Smart Method Ltd; 1st edition (March 3, 2016). ISBN 978-1909253094.

[7] Katherine T. Smith, L. Murphy Smith and Lawrence C. Smith. Microsoft Excel for Accounting: The First Course”, Prentice Hall. Prentice Hall; 1st edition (July 15, 2002). ISBN 978-0130085511.

[8] Katherine T. Smith, L. Murphy Smith and Lawrence C. Smith. Microsoft Excel for Accounting: Auditing and Accounting Information Systems. Prentice Hall; 1st edition (August 1, 2002) ISBN 978-0130085528