Sistemas de Informação Empresariais

Não é necessário possuir conhecimentos prévios.

As aulas serão lecionadas em regime teórico-prático.

Será utilizada a metodologia expositiva para a apresentação dos conceitos da unidade curricular, apoiada pela experimentação prática através da realização de exercícios de aplicação dos conceitos transmitidos, nos computadores. A experimentação prática procurará aproximar-se, sempre que possível, das situações que os alunos encontrarão na sua vida profissional. Para além das aulas, os alunos desenvolverão no decorrer da unidade curricular dois trabalhos práticos.

Esta unidade curricular tem como objetivos dotar os estudantes de capacidades instrumentais e analíticas no domínio do Sistemas de Informação Empresarias designadamente conhecer os principais sistemas em uso nas empresas atualmente, com principal destaque para os sistemas de Business Process Management e de Business Intelligence que lhes permitam no futuro participar na criação de instrumentos de controlo de gestão e reporting de suporte à tomada de decisões.

Em termos de competências espera-se que o estudante seja capaz:

• Especificar, conceber e implementar sistema de business process management;
  • Especificar, conceber e implementar sistemas de business intelligence

1. Fundamentos de Sistemas de Informação
  2. Sistemas de Informação nas Organizações
  3. Desenvolvimento de Sistemas de Informação
    1. Sistemas de Business Process Management
    2. Sistemas Business Intelligence

• Princípios de sistemas de informação : uma abordagem gerencial (6ª edição), Ralph M. Stair, George W. Reynolds, Thomson (2006)
  • Information Systems: Managing the Digital Firm, 14 Edition, Kenneth Laudon and Jane Laudon, Pearson – ISBN: 978-027378997063 (2015)
  • Introdução aos Sistemas de Informação Organizacionais, Edições Silabo, Bráulio Alturas (2013).
  • Gestão de Sistemas de Informação – Pessoas, Equipas e Mudança Organizacional, FCA, Telmo Henriques (2019)
  • Fundamental de UML (3ª Edição), Mauro Nunes e Henrique O’Neill, FCA (2005)
  • Business Intelligence – da informação ao conhecimento (3.ª Edição), Maribel Yasmina Santos e Isabel Ramos, FCA (2019)
  • A study of information systems issues, practices, and leadership in Europe: Leon Kappelman,Vess Johnson Icon, Russell Torres, Chris Maurer & Ephraim McLean, doi.org: 10.1080/0960085X.2018.1497929 (2019)