Conhecimentos de Base Recomendados
Não estão definidas quaisquer precedências relativamente a outras disciplinas e nem são especificados conhecimentos base recomendados.
Métodos de Ensino
As aulas serão lecionadas em regime teórico-prático e a metodologia de ensino incluirá diversos métodos pedagógicos, respetivamente o método expositivo, demonstrativo e o da aprendizagem baseada em projetos.
O método expositivo será utilizado para a apresentação dos conceitos e principais conteúdos da unidade curricular. O docente organiza e expõe oralmente os conteúdos, estruturando o raciocínio e o resultado a obter. Esta exposição será feita com suporte a diapositivos, os quais serão posteriormente disponibilizados aos alunos. Esta exposição será complementada com algumas referências disponibilizadas.
O método demonstrativo será utilizado para exemplificar algumas aplicações de conceitos e de diagramas de casos de uso da linguagem de modelação UML. Com base no enunciado de diversas folhas práticas disponibilizadas, o professor partilha o seu saber-fazer e demonstra e auxilia os alunos na sua
execução, para que estes efetuem com sucesso o que aí é solicitado, por vezes em papel e também em computador, em particular, modelando sistemas de informação com diagramas de casos de uso UML através da ferramenta Visual Paradigm.
O método da aprendizagem baseada em projetos (ABP) será utilizado para a construção de conhecimento por intermédio de um trabalho longo e contínuo de estudo, cujo propósito é atender a um desafio/problema que consiste resumidamente em escolher uma organização, que será analisada e usada para aplicar conceitos e técnicas apreendidas na teoria, nomeadamente a elaboração de uma proposta de um projeto de desenvolvimento de um sistema de informação (SI) para essa organização, o seu estudo de viabilidade e a definição dos seus requisitos de alto-nível.
Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina introduz os principais conceitos e intervenientes associados ao conhecimento organizacional e analisa os conceitos fundamentais ligados aos sistemas, nomeadamente as suas características básicas, sua classificação e variáveis. Pretende-se ainda dar a conhecer os aspetos mais importantes associados aos sistemas de informação, principalmente no que concerne a conhecer os tipos de informação existentes.
Os principais objetivos a alcançar são:
O01 – Conhecer alguns dos conceitos fundamentais associados aos sistemas de informação
O02 – Conhecer alguns dos principais tipos de sistemas de informação
O03 – Analisar o papel dos sistemas de informação nas organizações e conhecer os princípios orientadores da sua gestão
O04 – Conhecer os vários elementos envolvidos nos sistemas de informação e qual o seu papel
O05 – Conhecer os principais aspetos a considerar na definição/conceção um sistema de informação
O06 – Identificar os vários aspetos a considerar na análise da informação e as principais técnicas de recolha de factos
O07 – Introduzir a linguagem UML, aplicar alguns dos seus modelos e outros métodos de análise de sistemas de informação
O08 – Apresentar os principais aspetos a ter em conta na manutenção e revisão de sistemas de informação
O09 – Conhecer os tipos de planeamentos alternativos de sistemas de informação
O10 – Conhecer os métodos alternativos de implementação, suas vantagens e desvantagens
O11 – Analisar alguns dos principais aspetos associados à segurança, à privacidade e à ética
As principais competências a desenvolver são:
C1 – Capacidade em recolher factos numa organização que permitam enriquecer a análise de um sistema de informação
C2 – Habilidade em interpretar os factos mais relevantes de uma organização por forma a suportar a análise de um sistema de informação
C3 – Aptidão para entender forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização e consequentemente propor um sistema de informação que melhore a sua posição
C4 – Capacidade em propor um tipo de sistema adequado a determinadas necessidades organizacionais
C5 – Habilidade em analisar a viabilidade de uma proposta de um projeto de um sistema de informação
C6 – Capacidade em definir os principais requisitos de negócio a ter em conta num projeto de um sistema de informação
C7 – Aptidão em identificar e modelar os atores e processos e a descrever os cenários a considerar no âmbito de um sistema de informação
Programa
- Conhecimento Organizacional
- Conceitos Fundamentais de Sistemas
- Tipos de Sistemas de Informação
- A Organização e os Sistemas de Informação
- Intervenientes envolvidos num Sistema de Informação
- Definição-Conceção do Sistema
- Análise da Informação
- Linguagem UML – Modelação de Casos de Uso
- Métodos de Análise de Sistemas
- Planeamento e Implementação de Sistemas de Informação
- Manutenção e Revisão de Sistemas de Informação
- Segurança, privacidade e ética em Sistemas de Informação
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- Allee, Verna (1997). The knowledge Evolution: Expanding Organizational Intelligence”, Butterworth- Heinemann
- Bourgeois, David. (2014). Information Systems for Business and Beyond. Arlington, Virginia, USA: The Sayler Academy.
- Brandon, Dan. (2006). Project Management for Modern Information Systems. London, United Kingdom: IRM Press.
- Choo,W. (1995). Information Management for intelligent Organization
- Davenport, T.H. e Prusak, L. (1998). Working knowledge: How the organizations Manage What They Know, Harvard Business School Press
- Layzell, P. & Loucopoulos, P., Chartell-Bratt (1989). System Analysis and Development, U.K.: Publishing and Training Ldt. Bromley, 3ª Edição
- Lucas, Henry C. (1994). Information Systems Concepts, MacGraw-Hill International Editions *
- Lucas, Henry C. (1984). The analysis, design and Implementation of information systems, MacGraw-Hill Book Company, Third Edition
- Oz, Effy (2009). Management information systems (6th ed.). Boston, United States of America: Cengage Learning Inc.*
- O’Brien, James A, & Marakas, George M. (2009). Introduction to Information Systems. New York, USA: McGraw Hill Irwin.
- Satzinger, John W, Jackson, Robert B, & Burd, Stephen D. (2010). Systems analysis and design in a changing world. Boston, USA: Cengage Learning.
- Sommerville, Ian. (2011). Software Engineering (9th Edition ed.). Boston, Massachusetts, USA: Addison-Wesley Publishers.
- Ten Haaf, W, Bikker, H, & Adriaanse, DJ. (2002). Fundamentals of business engineering and management: A systems approach to people and organisations. Delft, The Netherlands: Delft University Press Delft.
- Varajão, João, & Amaral, Luis. (2000). Planeamento de Sistemas de Informação. Lisboa: FCA Editora.*