Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A unidade curricular será leccionada através de aulas teórico-práticas e práticas, procurando-se, no entanto, fazer uma clara distinção entre uma vertente mais teórica e uma outra vertente de carácter essencialmente prático.
Resultados de Aprendizagem
Após a frequência desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
* conhecer e distinguir os conceitos de dados e informação;
* conhecer e utilizar sistemas de informação geográfica;
* adquirir, manipular, analisar e processar dados geográficos;
* integrar informação geográfica no desenvolvimento de projetos;
* produzir e divulgar conteúdos no âmbito do turismo.
Programa
A unidade curricular compreende os seguintes conteúdos:
* introdução aos sistemas de informação:
– dados;
– informação;
– sistemas de informação.
* introdução aos sistemas de informação geográfica (SIG):
– aquisição de dados;
– manipulação de dados;
– análise de dados;
– processamento de dados;
– utilização de sistemas de informação geográfica (e.g., QGIS).
* desenvolvimento de projetos envolvendo sistemas de informação geográfica.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
- - Frequência - 60.0%
- - Componente Teórica - 60.0%
- - Componente Prática - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AMARAL, Luís, VARAJÃO, João. Planeamento de Sistemas de Informação. FCA – Editora de Informática, Lisboa, 2000, ISBN 972-722-193-9
HEYWOOD, Ian, CORNELIUS, Sarah, CARVER, Steve. An Introduction to Geographical Information Systems, 4th Ed., 2011, Prentice Hall, ISBN 978-0273722595
GALATI, Stephen. Geographic Information Systems Demystified, 2006, Artech House, ISBN 978-1580535335
AMINU, Mansir. A Geographic Information System for Sustainable Tourism Planning: An Integrated Approach, 2009, VDM Verlag, ISBN 978-3639214116
MATOS, João. Fundamentos de Informação Geográfica – 5.ª Edição Atualizada e Aumentada. 2008. LIDEL. ISBN 978-972-757-514-5
LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane. Management Information Systems: Managing the Digital Firm, Global Edition, 2019, Pearson, 16th ed., ISBN 978-1292296562