Sistemas de Tratamento de Água e Águas Residuais

Métodos de Ensino

ara a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta:
a) no estudo de casos concretos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o estudante a analisá-los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir acções;
b) na execução de exercícios práticos de aplicação dos conceitos teóricos;
c) na pesquisa bibliográfica necessária para complementar a informação obtida nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

Os discentes devem adquirir as seguintes competências, demonstrando:
Conhecer os princípios de funcionamento de cada operação/processo unitário. Conhecer os critérios de concepção, funcionamento e operação associados a cada etapa de tratamento. Conhecer os principais sistemas de tratamentos terciários e a necessidade de valorização de resíduos e de águas residuais. Aplicar os conceitos anteriores à gestão eficiente de ETA e de ETAR

Programa

3.1 SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS
Neste âmbito serão abordados os seguintes conteúdos:
Amaciamento – Definição de alcalinidade e dureza da água e sua origem. Tipos de dureza e unidades em que esta pode ser expressa. Processos de tratamento. Processo de amaciamento por precipitação. Determinação da quantidade de químicos a usar no tratamento: diagrama de barras. Estabilização da água. pH de equílibrio e índices de classificação de uma água: Índice de Langelier e Índice de Ryznard. Considerações operatórias;
Sedimentação – Descrição do movimento de partículas no seio de um fluído sob a acção da gravidade. Tipos de sedimentação: discreta, floculenta, impedida e espessamento. Sedimentação discreta: Equação de Stokes e noção de velocidade terminal; dimensionamento da bacia de sedimentação/decantação; noção de carga hidráulica superficial; cálculo da eficiência de remoçãode partículas em suspensão. Sedimentação floculenta: teste de sedimentação floculenta; cálculo da percentagem de remoção

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - frequência 2 - 50.0%
  • - frequência 1 - 50.0%
Avaliação Por Exame
  • - exame escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

4. Walter J. Weber, Jr.. “Physicochemical Processes for Water Quality Control”. JohnWiley &Sons, 1972

2. Sincero, a. P., Sincero, G.. “Physical-Chemical Treatment of Water and Wastewater. CRCPress, 2003.

3. Michael, J., Humenick. “Water and Wastewater Treatment – Calculations for Chemical andPhysical Processes”. Marcel Dekker Inc., 1977.

1. Metcalf & Eddy. Wastewater engineering: treatment and reuse. 4th Ed. McGraw HillInternational Editions. New York. 2003.