Sociologia da Cultura do Lazer e Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Avaliação Periódica — Avaliação que ocorre ao longo do semestre letivo e que é constituída por uma componente individual teórica de prova escrita com a ponderação de 50% da nota final e uma componente de trabalho(s) preferencialmente em grupo com a ponderação de 50% da nota final.

Avaliação Por Exame — Modalidade de avaliação no final do um período de formação através de uma prova escrita individual de avaliação de conhecimentos com a ponderação de 100% na nota final.

Obterão aprovação as/os estudantes cuja classificação final seja igual ou superior a 9,5 valores.
Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores na modalidade de exame terão direito à realização de uma prova oral complementar, sendo que, nesta situação, a nota final corresponderá à média das classificações obtidas.

Resultados de Aprendizagem

Compreender o âmbito da reflexão sociológica e sua relação com outras Ciências Sociais na análise do lazer e do turismo.
Aplicar conceitos e perspetivas sociológicos à análise do lazer e do turismo.
Reconhecer a importância do lazer em geral e do turismo em particular na sociedade atual.
Perceber o turismo enquanto fenómeno social total, seus determinantes e seus impactes.
Conhecer os fatores sociais que condicionam as preferências e comportamentos no domínio do lazer.
Perceber a evolução do lazer como consequência da transformação da sociedade.
Conhecer as condições de desenvolvimento do turismo nas sociedades emissoras e recetoras.
Relacionar os perfis dos turistas e os tipos de turismo com os seus impactos naturais e socioculturais e suas variáveis moderadoras.
Compreender a importância do património natural e cultural para o Turismo.
Identificar formas intercâmbio social e cultural proporcionado pela atividade turística e suas consequências.

Programa

1. ENQUADRAMENTO TEÓRICO
1.1 Génese, objeto e método da Sociologia
1.2 A Sociologia e as Ciências Sociais
1.3 Reflexão sobre “nós” e o “outro”
1.4 Organização Social, Cultura e Ambiente

2. TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, EVOLUÇÃO DO TRABALHO E DO LAZER
2.1 Evolução dos conceitos de trabalho, ócio e lazer
2.2 Relações entre o trabalho, o tempo livre e o lazer nas sociedades ocidentais
2.3 Industrialização, transformação social e suas repercussões no turismo
2.4 Condicionantes sociais do lazer nas sociedades contemporâneas

3. LAZER, TURISMO E CULTURA
3.1 Relações entre Lazer e Cultura
3.2 Turismo, património e identidade cultural
3.3 Perfis de turista e impactos sociais e culturais decorrentes das suas práticas de lazer
3.4 Sustentabilidade da atividade turística no plano social e cultural

4. LAZER, TURISMO E NATUREZA
4.1 Lazer, Turismo e Património Natural
4.2 Impactos ambientais decorrentes das atividades turísticas
4.3 Práticas de lazer, desenvolvimento turístico e sustentabilidade

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

APOSTOLOPOULOS, Y. et al (edits.) (2015) The Sociology of Tourism. Theoretical and Empirical Investigations. London: Routledge

CHAMBERS, E. (1997) Tourism and Culture. An Applied Perspective. New York: State University Press

COHEN, E. & COHEN, S. (2012) Current Sociological Theories and Issues in Tourism. Annals of Tourism Research 39

DIAS, R. (2003) Sociologia do Turismo. São Paulo: Atlas

DUMAZEDIER, J. (1976) Lazer e Cultura Popular. São Paulo: Perspectiva

DUMAZEDIER, J. (2008) Sociologia Empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva

GIDDENS, A. (2014) Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
MELO, V. Andrade e JÚNIOR, E. Alves, (2012) Introdução ao Lazer. Barueri: Manole

ROBERTS, K. (2006) Leisure in Contemporary Society. Wallingford: CABI Publishing

ROCHER, G (1971) Sociologia Geral. Lisboa: Presença

SMITH, V. (2012) [1989] Hosts and Guests: The Anthropology of Tourism. Philadelphia: University of Pennsylvania Press