Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Avaliação Periódica — Avaliação que ocorre ao longo do semestre letivo e que é constituída por uma componente individual teórica de prova escrita com a ponderação de 50% da nota final e uma componente de trabalho(s) preferencialmente em grupo com a ponderação de 50% da nota final.
Avaliação Por Exame — Modalidade de avaliação no final do um período de formação através de uma prova escrita individual de avaliação de conhecimentos com a ponderação de 100% na nota final.
Obterão aprovação as/os estudantes cuja classificação final seja igual ou superior a 9,5 valores.
Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores na modalidade de exame terão direito à realização de uma prova oral complementar, sendo que, nesta situação, a nota final corresponderá à média das classificações obtidas.
Resultados de Aprendizagem
Ter uma perspetiva geral do âmbito da Sociologia no quadro das Ciências Sociais, do contexto social e epistemológico do seu aparecimento e desenvolvimento, bem como das suas especificidades teóricas e metodológicas.
Distinguir o «social» do sociológico e aplicar os principais conceitos e perspetivas sociológicos na abordagem científica do Lazer e do Desporto enquanto fenómenos sociais complexos.
Compreender as relações entre as noções de lazer, tempo livre e trabalho em resultado da industrialização das sociedades ocidentais e a importância do lazer em geral e do desporto em particular na sociedade contemporânea.
Reconhecer os benefícios físicos, mentais e sociais associados à prática de atividades lúdicas e desportivas.
Perceber a função de socialização e educação do desporto e lazer e sua relevância para a identidade dos grupos sociais – valores, normas, controlo social, rituais e sistemas simbólicos.
Percecionar a organização do lazer pelo Estado, setor privado e sociedade civil – a instrumentalização versus o associativismo no lazer e desporto.
Conhecer as grandes tendências sociais, culturais, económicas, políticas e demográficas de evolução do desporto e do lazer em Portugal.
Entender a questão da violência e do comportamento desviante no desporto, bem como as tendências de mediatização, comercialização e massificação do mesmo.
Programa
1. Introdução à Sociologia do Lazer e do Desporto
1.1 Realidade social e diversidade das ciências sociais
1.2 Génese, objeto de estudo e método da Sociologia
1.3 Contexto da institucionalização da Sociologia como ciência
1.4 Conceitos e perspetivas sociológicas e seu contributo para o estudo do lazer e do desporto
2. O Lazer e o Desporto nas Sociedades Ocidentais
2.1 Controlo social e socialização através do Deporto desde a Antiguidade Clássica
2.2 Conceitos de ócio, tempo livre e lazer
2.3 Industrialização, transformação social e evolução do trabalho, lazer e desporto
2.4 Contexto social, político e económico do desenvolvimento do lazer
2.5 Educação pelo lazer e para o lazer
2.6 Condicionantes sociais à prática do lazer e do desporto
3. Lazer e Desporto na Sociedade Contemporânea
3.1 Desporto e Identidade – valores, rituais, sistemas simbólicos
3.2 Dinâmicas sociais e tendências da oferta, procura e prática desportiva em Portugal
3.3 Políticas públicas e democratização do lazer – «desporto para todos»
3.4 Globalização, mediatização e comercialização do lazer e do desporto
3.5 Associativismo e papel do terceiro setor no Desporto e Lazer inclusivos
3.6 Comportamento desviante no desporto – violência, doping, hooliganismo
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Frequência - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Baptista, J. e Pires, R. (1989) O desporto nas sociedades modernas. Sociologia Problemas e Práticas, 6. ISCTE-IUL
Costa, A. (2017) Desporto e Análise Social. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto,2
Edição on-line: https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2615
Dumazedier, J. (2008) Sociologia Empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva
Elias, N. e Dunning, E. (2019) A Busca da Excitação: desporto e lazer no processo civilizacional. Lisboa: Edições 70
Giddens, A. (2013) Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Mariovet, S. (2001) Hábitos desportivos da população portuguesa: estudo da procura da prática desportiva. Lisboa: Centro de Estudos e Formação Desportiva
Mariovet, S. (2019) Ética e Inclusão Social pelo Esporte. in Couto, A. C., Lemos, K. L. & Aleixo, I. (orgs.) GESPEL em Ação no Centro MG da Rede CEDES. Belo Horizonte: Utopika Editorial
Melo, V. A. e Júnior, E. A. (2012) Introdução ao Lazer. Barueri: Manole
Pereira, A. (coord.) (2003) Actas do Simpósio A Actividade Física: Do Lazer ao Rendimento. A Estética, a Saúde e o Espectáculo. Viseu: ISPV
Roberts, K. (2006) Leisure in Contemporary Society. Wallingford: CABI Publishing
Yannakis, A. & Melnick, M. (edits.) (2001) Contemporary Issues in Sociology of Sport. Champaign: Human Kinetics Publishers