Solos

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta no estudo de casos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o aluno a analisá-los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir acções; na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos, que tanto podem ser de natureza numérica, como laboratorial ou de campo; na pesquisa bibliográfica necessária para complementar a informação obtida nas aulas e para a execução dos relatórios.

Resultados de Aprendizagem

Esta UC tem como objectivo habilitar o aluno de conhecimento sobre:
1) Os constituintes e propriedades dos solos e os respectivos efeitos na qualidade do solo.
2) As dinâmicas dos elementos minerais no sistema solo-planta-atmosfera e a importância da fertilidade física, química e biológica dos solos.
3) Os factores e processos gerais responsáveis pela formação e diferenciação dos solos.
4) Os processos degradativos do solo (fogos, cargas, erosão hídrica e eólica, produção intensiva).
5) Práticas de gestão e estruturas para a conservação e melhoria da qualidade do solo.

Programa

Funções dos solos nos ecossistemas terrestres.
O solo como suporte da biodiversidade.
Constituintes minerais e orgânicos do solo: Mineralogia do solo; Matéria orgânica e o ciclo do carbono.
Propriedades do solo e sua relação com a constituição mineral e orgânica.
Água do solo: teor, retenção e movimento em solo saturado e não saturado; disponibilidade da água para os biota presentes no solo.
Efeitos da constituição e das propriedades do solo no crescimento e desenvolvimento vegetal.
Factores e processos de formação do solo: Horizontes de diagnóstico; Principais tipos de solos.
Factores e leis do crescimento vegetal: Ciclo biogeoquímico e balanço da matéria orgânica e dos nutrientes minerais.
Efeitos dos fogos florestais sobre a estrutura do solo, infiltração da água, concentração de escoamentos e perdas por erosão.
Tipos de erosão: eólica e hídrica; factores e processos; métodos para combater a erosão e práticas de conservação do solo; equação universal de perda de solo

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
  • - relatórios de estudos de caso - 40.0%
  • - teste escrito - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AGASSI, M. Soil erosion, conservation and rehabilitation. Marcel Dekker 1996
BRADY, NC.; WEIL, RR. The Nature and Properties of Soils. 13ªEd. Mac Millan Pearson Education Inc. New Jersey, 2002
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GARDINER, DT, MILLER, RW Soils in our Environment. Ed. Pearson. N J 2004

ISSS/ISRIC/FAO. World Reference Base for Soil Resources. World Soil Resources Reports 103, FAO. Roma. 2006
MADRP – Manual Básico de Práticas Agrícolas: Conservação do Solo e da Água. INGA Ed.1999
MENGEL, K, KIRKBY, E, KOSEGARTEN, H. & APPEL T. Principles of Plant Nutrition. 5th Ed. Int Potash Inst, Berna. Kluwer Acad Pub Nether. 2001
PORTA, J, LOPEZ, AM, ROQUERO, C Edafologia para la Agricultura e el Medio Ambiente. Ed Mundi-Prensa 2Ed. 1999
SANTOS, JQ. Fertilização Fundamentos da Utilização dos Adubos e Correctivos. J. Quelhas Santos 3ª Ed. Publicações Eur-América, 2002
VARENNES A. Produtividade dos Solos e Ambiente. Esc Ed. 2003