Solos

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objectivos de cada um dos aspectos focados na unidade curricular e a conferência das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:

1. No estudo de casos concretos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o aluno a analisá-los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir acções;

2. Na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos, que tanto podem ser de natureza numérica, como laboratorial ou de campo nomeadamente na identificação e caracterização de perfis correspondentes a diferentes tipos de solos e na avaliação da fertilidade do solo;

3. Na pesquisa bibliográfica necessária para complementar a informação obtida nas aulas e para a execução dos relatórios.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o estudante adquira as seguintes competências para realizar a unidade curricular com sucesso:

1. Identifica os constituintes e propriedades dos solos naturais ou sujeitos à produção vegetal.

2. Identifica os fatores e processos gerais responsáveis pela formação e diferenciação dos solos.

3. Compreende os processos de degradação do solo e as práticas que contribuem para a conservação e melhoria da qualidade do solo.

4. Conhece a dinâmica dos elementos minerais no sistema solo-planta-atmosfera, a fertilidade química física e biológica dos solos.

5. Elabore um plano de fertilização de cultura.

Programa

1. Constituintes minerais e orgânicos do solo; Mineralogia do solo; Matéria orgânica.

2. Propriedades do solo e sua relação com a constituição.

3. Água do solo: teor, retenção e movimentos em solo saturado e não saturado; disponibilidade de água para as plantas.

4. Fatores e processos de formação do solo; Horizontes de diagnóstico; Principais tipos de solos.

5. Tipos de erosão: eólica e hídrica; fatores e processos; métodos para combater a erosão e práticas de conservação do solo; equação universal de perda de solo.

6. Efeitos da constituição e das propriedades do solo no crescimento e desenvolvimento vegetal. Fatores e leis do crescimento vegetal. Ciclo biogeoquímico e balanço dos nutrientes vegetais. Fertilidade do solo, nutrição vegetal e aptidão do solo para a produção.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame Final
  • - Prova escrita - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Relatório escrito e discussão parte I - 15.0%
  • - Teste escrito parte I (35%) e teste escrito parte II (25%) - 60.0%
  • - Plano de fertilização (PF) apresentado e discutido parte II - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BRADY, N.C.; WEIL, R.R. The Nature and Properties of Soils. 13ªEd. Mac Millan Pearson Education Inc. New Jersey, 2002.

CARDOSO, J. C., BESSA, M.T., MARADO M.B. Carta de Solos de Portugal  (1:1 000 000). Agronomia Lusitana  33:481-602, 1973.

COSTA, J. B. Caracterização e Constituição do Solo. 7ªEd., F.C.G., Lisboa, 2004.

ISSS/ISRIC/FAO. World Reference Base for Soil Resources. World Soil Resources Reports 103, FAO. Roma. 2006.

MENGEL, K., KIRKBY, E., KOSEGARTEN, H. AND APPEL T. Principles of Plant Nutrition. 5th Ed. International Potash Institute, Berna. Kluwer Academic Pub., Netherlands, 2001

PENNOCK, D. Soil erosion: the greatest challenge to sustainable soil management. FAO, 100 pp, ISBN 978-92-5-131426-5, Rome, 2019.

SANTOS, J.Q. Fertilização-Fundamentos da Utilização dos Adubos e Correctivos. J. Quelhas dos Santos 3ª Ed. Publicações Europa-América, 2002.

VARENNES A. Produtividade dos Solos e Ambiente. Escolar editora. 2003.