Solos Florestais e Conservação

Conhecimentos de Geologia e/ou Pedologia, Biologia e Química.

De forma a atingir os objetivos da UC e conferir aos alunos as competências esperadas, o processo de ensino/aprendizagem assenta em:

• estudo de casos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o aluno a analisá-los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir ações;
  • na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos.

Como resultado da aprendizagem, o aluno:

1) Conhece os sistemas de identificação dos solos.

2) Compreende o papel do solo como suporte dos espaços naturais e florestais.

3) Compreende o processo de distribuição e dinâmica dos nutrientes no ecossistema florestal.

4) Compreende o efeito das atividades florestais no solo

1) Classificação de solos segundo o sistema Português (SROA/CNROA) e WRB 2006. Classificação interpretativa.

2) Interação das características e propriedades do solo com as diversas funções que desempenha como suporte dos espaços naturais e florestais (armazenamento de água e nutrientes, suporte físico das plantas, habitat de numerosas espécies de seres vivos e intervenção no ciclo de carbono).

3) Distribuição e dinâmica de nutrientes no ecossistema florestal; metodologias para a determinação de balanços de nutrientes.

4) Efeitos e impactos das operações florestais (preparação do solo, corte, desmatação, desbaste, fertilização, fogo controlado) sobre as propriedades do solo, avaliando os impactos positivos e negativos das diferentes práticas.

Bibliografia de Base:

AGASSI, M. – Soil Erosion, Conservation and Rehabilitation. Marcel Dekker, Inc. N. York, 1996.

Attiwill, P.M; Leeper, G.W., 1987.  Forest Soils and Nutrient Cycles. Melbourne University Press.

Binkley, D.; Fisher, R.F. – Ecology and Management of Forest Soils – 5ª Ed. Wiley Blackwell, 2021.

Brady, N.C.; Weil, R.R. 2002 – The Nature and Properties of Soils. 13ªEd. Mac Millan Pearson Education Inc. New Jersey.

Cardoso, J. C., Bessa, M. T. & Marado M. B. 1973. Carta de Solos de Portugal  (1:1000 000). Agronomia Lusitana  33 : 481 – 602.

Wigley, T.M.L., Schimel, D.S. 2000 – The Carbon Cycle. Cambridge University Press. Cambridge.

World reference base for soil resources 2006. World Soil Resources Reports. FAO

Bibliografia Complementar:

Ricardo, R. P. 1969. Génese e Evolução dos Solos. ISA, Lisboa.

Sousa, E. C. 1990. Classificação dos Solos – 1 ª Parte. ISA, Lisboa.

Sousa, E. C. 1991. Classificação dos Solos – 2 ª Parte. ISA, Lisboa.

Legislação e outros documentos atualizados, em formato eletrónico, fornecidos pelo docente