Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As aulas intercalarão exposições teóricas sobre os conteúdos, análise de casos, demonstrações e a realização de exercícios práticos.
Os estudantes deverão optar por uma das seguintes modalidades: avaliação continua/periódica ou exame final.
A AVALIAÇÃO CONTINUA/PERIÓDICA incidirá sobre dois tipos de trabalho: Exercícios feitos nas aulas (30%) e um Teste (70%).
O EXAME FINAL consistirá num teste escrito com uma parte teórica (70%) com questões de escolha múltipla e resposta rápida e uma parte prática (30%) com um problema para resolver utilizando a aplicação SPSS.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de interpretar os resultados de sondagens e estudos de opinião e de usar técnicas de elaboração de questionários, de amostragem e tratamento de dados.
Saberes Disciplinares:
* Técnicas de amostragem probabilística usadas em questionários e sondagens de opinião
* Etapas e problemáticas na construção de questionários
* Organização de bases de dados de investigação
* Análise e interpretação dos resultados de questionários
* Apresentação e comunicação dos resultados
Saberes Profissionais:
* Aplicar as técnicas de amostragem em casos concretos de questionários e sondagens
* Construir questionários para recolha de dados para problemas concretos
* Organizar e conduzir um processo de recolha de informação para questionários e sondagens
* Codificar as respostas ao questionário e construir uma base de dados em SPSS
* Interpretar resultados estatísticos utilizando o SPSS.
* Elaborar um relatório técnico.
Programa
1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA OPINIÃO PÚBLICA
2. O ESTUDO DO COMPORTAMENTO POLÍTICO E SOCIAL
3. MODELO DA QUALIDADE TOTAL DO INQUÉRITO: INFERÊNCIA E ERRO
4. CONSTRUÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
5. TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM
6. ADMINISTRAÇÃO DO QUESTIONÁRIO
7. ANÁLISE DOS DADOS DO INQUÉRITO
8. APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS
9. PRINCÍPIOS E PRÁTICAS RELACIONADAS COM INTEGRIDADE CIENTÍFICA
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 70.0%
- - Assiduidade e Participação - 30.0%
- - Componente Prática - 70.0%
- - Componente Teórica - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
* Atkenson, L. R. & Alvarez R. M. (2018). The Oxford Handbook of Polling and Survey Methods. New York: Oxford University Press
*Campbell, W. J. (2020). Lost in a Gallup : Polling Failure in U. S. Presidential Elections. 336 TS-WorldCat M4-Citavi.
* Groves, R. M., Fowler, F. J., Couper, M. P., Lepkowski, J. M., Singer, E., & Tourangeau, R. (2009). Survey methodology 2nd ed. Hoboken, N.J.: John Willey & Sons.
*Larsen, E. G., & Fazekas, Z. (2021). Reporting Public Opinion: How the Media Turns Boring Polls into Biased News. Reporting Public Opinion.
*Lyberg, L. (2012). Survey quality. Survey Methodology, 38(2).
*Miller, P. V. (2017). Is There a Future for Surveys? Public Opinion Quarterly, 81(S1), 205–212.