Técnicas de Comunicação Oral e Escrita I

Conhecimentos de Base Recomendados

O domínio da língua portuguesa em termos das suas regras ou estruturas gramaticais, bem como o conhecimento da importância da comunicação em qualquer organização são indispensáveis para o aproveitamento a esta unidade curricular.

Métodos de Ensino

Tratando-se de uma unidade curricular teórico-prática, a frequência assídua e a participação ativa e crítica dos estudantes será fortemente solicitada durante as aulas, existindo momentos de natureza expositiva, da responsabilidade da docente, alternando com exercícios práticos realizados pelos estudantes.

Serão analisadas situações reais de comunicação e expressão oral e escrita.

Resultados de Aprendizagem

OBJETIVOS

A unidade curricular de Técnicas de Comunicação Oral e Escrita I tem como objetivo primordial desenvolver a competência linguística dos estudantes, com vista a uma melhor proficiência comunicativa, conferindo o conhecimento e o desenvolvimento de aptidões técnicas e comunicacionais para o eficaz desempenho das funções de um Profissional de Secretariado de Direção e Administração num contexto dinâmico e exigente.

 

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER PELOS/AS ESTUDANTES

Esta unidade curricular pretende que os estudantes sejam capazes de desenvolver e aperfeiçoar técnicas e competências de expressão oral e escrita em língua portuguesa.

Desta forma, procura-se responder a um conjunto diversificado de questões, tais como:

  • Enfatizar a importância da comunicação escrita e oral no exercício da cidadania;
  • Conceber a língua portuguesa como maneira de aceder a outras formas de pensar, outras formas de representar o mundo e as relações humanas;
  • Desenvolver e aprofundar competências gramaticais, discursivas e socioculturais (com relevância na correção e enriquecimento do discurso oral e escrito);
  • Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuar eficazmente nas mais variadas situações de uso.

 

Programa

I.          Comunicação

  1. Ato comunicativo – ato interativo:

1.1  Componentes do ato comunicativo;

1.2  Fatores condicionantes do ato comunicativo

 2. As funções da comunicação

2.1  O Profissional de Secretariado como agente de Relações Públicas;

2.2  Breves noções de cerimonial e protocolo

 

II.         Comunicação e expressão oral:

  1. Especificidade do modo oral – do discurso espontâneo ao discurso preparado
  2. Assertividade, passividade e agressividade

           

III.        Comunicação e expressão escrita:

  1. Etapas do processo redaccional: planificação, textualização e revisão;
  2. Princípios constitutivos do texto: coerência, coesão e conexão.

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BORGES, M. (2015). Secretariado – Uma visão prática. Lisboa: ETEP – Edições Técnicas e Profissionais. 
 
CORREIA, C. (2019). “O perfil da secretária do século XXI”, Executiva. 
 
ESTRELA, E., SOARES, M. e LEITÃO, M. (2003). Saber Escrever, Saber Falar. Lisboa: D. Quixote. 
LOPES, A, e C. CONCEIÇÃO (2013), Texto, Coesão e Coerência. Coimbra: Almedina.
 
LOPES, I. e PEIXINHO, A. (2011). Acordo Ortográfico 2011. O que mudou no Português Europeu. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 
 
 
MATEUS, M. H. M. et al. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho (5ª ed. revista e aumentada). 
 
MONTEIRO, M. (2015). Dicionário de Erros Frequentes da Língua. SOREGRA. 
 
PEASE, A. e PEASE, B. (2006). Linguagem Corporal. Lisboa: Bizâncio. 
 
PINTO, M. (2002). Novo prontuário Ortográfico (2ª ed. revista). Lisboa: Plátano Editora. 
 
REGO, A. e CUNHA, M. (2006). Comunicar – Aprenda as Regras de Ouro das Apresentações em Público. Lisboa: Dom Quixote 
 
REGO, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional – Teoria e Prática. Lisboa: Edições Sílabo.