Técnicas de Comunicação Oral e Escrita II

O domínio da língua portuguesa em termos das suas regras ou estruturas gramaticais, bem como o conhecimento da importância da comunicação em qualquer organização são indispensáveis para o aproveitamento a esta unidade curricular.

Face à natureza dos objetivos e dos conteúdos programáticos desta unidade curricular, a metodologia de ensino escolhida tem como propósito fundamental estimular e otimizar a aprendizagem do/as estudantes. Desta forma, será privilegiada uma metodologia ativa de ensino centrada no/as estudantes, através da realização de trabalhos em aula, individuais e também em pequenos grupos, bem como a prática de debates/discussões em aula, serão estratégias pedagógicas igualmente utilizadas nas aulas desta unidade curricular.

Tratando-se de uma unidade curricular teórico-prática, a frequência assídua e a participação ativa e crítica dos estudantes será fortemente solicitada durante as aulas, existindo momentos de natureza expositiva, da responsabilidade da docente, alternando com exercícios práticos realizados pelos estudantes.

Serão analisadas situações reais de comunicação e expressão oral e escrita.

Objetivos:

A unidade curricular de Técnicas de Comunicação Oral e Escrita II tem como objetivo primordial desenvolver a competência linguística dos estudantes, com vista a uma melhor proficiência comunicativa, conferindo o conhecimento e o desenvolvimento de competências técnicas e comunicacionais para o eficaz desempenho das funções de um Profissional de Secretariado de Direção e Administração num contexto dinâmico e exigente.

Competências a Desenvolver

Esta unidade curricular pretende que os estudantes sejam capazes de conhecer e redigir documentos variados aprendendo, para o efeito, técnicas e metodologias para a sua elaboração, reconhecendo a importância do documento como suporte de ideias, informação e comunicação. É ainda pretendido que os estudantes saibam distinguir a comunicação formal (culta) da informal (coloquial), quer na comunicação escrita, quer na comunicação oral com os diversos Stakeholders da organização. Serão também abordadas várias técnicas de comunicação em público e algumas noções de protocolo institucional.

I.          Comunicação Oral: formal e informal;

1. Atendimento presencial: boas práticas
  2. Atendimento telefónico: boas práticas

II.         Comunicação escrita:

1. Vocabulário
  2. Fórmula de cortesia
  3. Emprego de pronomes de tratamento e a sua concordância;
  4. Novo acordo ortográfico
  5. Palavras em itálico e estrangeirismos

III.        Técnicas e Metodologias para a elaboração de documentos variados:

Redação administração e comercial – correspondência protocolar

1. Relatórios e trabalhos técnicos;
  2. Carta Formal
  3. Convocatórias e atas
  4. Requerimentos
  5. Declarações
  6. Convites
  7. Pêsames
  8. Documentos complementares

IV.       Técnicas de Comunicação em público

1. Técnicas para vencer o medo
  2. O que é comunicar para um público
  3. Estratégias e auxiliares
  4. Comunicação não verbal
  5. Gestão de imprevistos

BORGES, M. (2015). Secretariado – Uma visão prática. Lisboa: ETEP – Edições Técnicas e Profissionais.

CORREIA, C. (2019). “O perfil da secretária do século XXI”, Executiva.

ESTRELA, E., SOARES, M. e LEITÃO, M. (2003). Saber Escrever, Saber Falar. Lisboa: D. Quixote.

LOPES, I. e PEIXINHO, A. (2011). Acordo Ortográfico 2011. O que mudou no Português Europeu. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

MATEUS, M. H. M. et al. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho (5ª ed. revista e aumentada).

MONTEIRO, M. (2015). Dicionário de Erros Frequentes da Língua. SOREGRA.

MOREIRA, I. M. S. (2016). Correspondência Comercial. (3ª ed. atualiz.) Lisboa: ETEP

PEASE, A. e PEASE, B. (2006). Linguagem Corporal. Lisboa: Bizâncio.

PINTO, M. (2002). Novo prontuário Ortográfico (2ª ed. revista). Lisboa: Plátano Editora.

REGO, A. e CUNHA, M. (2006). Comunicar – Aprenda as Regras de Ouro das Apresentações em Público. Lisboa: Dom Quixote

REGO, A. (1999). Comunicação nas Organizações. Lisboa: Edições Sílabo.