Técnicas de Comunicação Oral e Escrita IV

Conhecimentos de Base Recomendados

Português língua.

Métodos de Ensino

Tratando-se de uma unidade curricular teórico-prática, a frequência assídua e a participação ativa e crítica do/as estudantes será fortemente solicitada durante as aulas.

Haverá momentos de natureza expositiva, da responsabilidade da docente, alternados com análise de textos e realização de exercícios práticos.

 Serão analisadas situações reais de comunicação e expressão oral e escrita.

Resultados de Aprendizagem

Geral:

Esta Unidade Curricular visa conferir aos estudantes os conhecimentos gerais associados à temática – métodos, técnicas e instrumentos, pelo desenvolvimento de competências necessárias e essenciais para o eficaz desempenho das funções num contexto dinâmico e exigente, em que os profissionais de Secretariado e Direção e Administração operam.

 

Específicos:

 1. Comunicação

1.1         Compreender a importância da comunicação numa organização;

1.2         Reconhecer os diversos tipos de comunicação;

1.3         Reconhecer a importância de uma comunicação eficaz;

1.4         Identificar as barreiras à comunicação;

1.5         Conhecer a importância da imagem na comunicação;

1.6         Compreender a importância de um profissional de secretariado no processo de comunicação interna;

1.7         Reconhecer a interpretação individual como fator crucial na comunicação.

 

2. Criatividade

2.1        Definir criatividade;

2.2        Conhecer o pensamento criativo;

2.3        Reconhecer a importância do pensamento crítico e analítico;

2.4        Identificar os fatores essenciais na tomada de decisão.

 

3. Liderança

3.1    Definir o conceito de liderança;

3.2    Conhecer a sua importância na organização e na atividade do profissional de secretariado;

3.3    Identificar os tipos de liderança e os seus resultados na organização.

Programa

1. A perceção

1.1 O processo de construção da perceção do mundo pelo sujeito;

1.2 A relação entre as linguagens verbal e não-verbal e a perceção.

 

2. A motivação

2.1 A importância da motivação como mobilizador de comportamentos;

2.2 As teorias da motivação.

 

3. A comunicação humana

3.1 Definição;

3.2 Os elementos, canais, tipos e meios de comunicação;

3.3 As barreiras da comunicação;

3.4 A linguagem e a imagem.

 

4. Estilos comunicacionais

4.1 Os estilos de relacionamento interpessoal;

4.2 As vantagens do estilo afirmativo.

 

5. O comportamento individual e interpessoal no seio da organização

5.1 O comportamento do individuo no seio das organizações;

5.2 Princípios para uma gestão eficaz da organização.

 

6. Os públicos de uma organização

6.1 Definição e caracterização dos públicos de uma organização;

6.2 Estratégias de comunicação para os diversos públicos.

 

7. A Comunicação no Secretariado de Direção e Administração

7.1 Comunicação organizacional e estratégica;

7.2 Tipos de comunicação e de suporte;

7.3 As novas ferramentas : Web 2.0.

 

8. Comunicar em Público

8.1 Falar em público;

8.2 Preparar a comunicação;

8.3 Os auxiliares;

8.4 A comunicação não verbal;

8.5 Saber gerir os imprevistos.

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cardim, José Casqueiro (2007). O universo das profissões:  da qualificação às competências e à evolução profissional.  Lisboa:  Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 224 p.

 

Gonçalves, C. M. (2008). Análise sociológica das profissões: principais eixos de desenvolvimento. Faculdade de Letras da Universidade do Porto

 

Keller, K. (2012) Comunicação organizacional, sobrevivência empresarial. 3.ª ed. São Paulo: Olho d’Água

 

Lampreia, J. M. (1992) Comunicação empresarial – as relações públicas na gestão. Lisboa: Texto editora.

 

Rego, A. (1998) Liderança nas organizações: teoria e prática. Aveiro: Universidade de Aveiro.

 

Rego, A. (1999). Comunicação nas organizações. Lisboa: Edições Sílabo.

 

Santos, M. (1989) A comunicação dentro e fora da empresa. Porto: Porto Editora.

 

Bercovici., &Derouet, G. (1999). Secretárias: A arte de comunicar e negociar (pp. 107-129). Mem Martins: Edições Cetop.

 

Morgan, N. (2001). The kinesthetci speaker: Putting action into works. Harvard Business Review, 113-120.