Conhecimentos de Base Recomendados
Português língua.
Métodos de Ensino
Tratando-se de uma unidade curricular teórico-prática, a frequência assídua e a participação ativa e crítica do/as estudantes será fortemente solicitada durante as aulas.
Haverá momentos de natureza expositiva, da responsabilidade da docente, alternados com análise de textos e realização de exercícios práticos.
Serão analisadas situações reais de comunicação e expressão oral e escrita.
Resultados de Aprendizagem
Geral:
Esta Unidade Curricular visa conferir aos estudantes os conhecimentos gerais associados à temática – métodos, técnicas e instrumentos, pelo desenvolvimento de competências necessárias e essenciais para o eficaz desempenho das funções num contexto dinâmico e exigente, em que os profissionais de Secretariado e Direção e Administração operam.
Específicos:
1. Comunicação
1.1 Compreender a importância da comunicação numa organização;
1.2 Reconhecer os diversos tipos de comunicação;
1.3 Reconhecer a importância de uma comunicação eficaz;
1.4 Identificar as barreiras à comunicação;
1.5 Conhecer a importância da imagem na comunicação;
1.6 Compreender a importância de um profissional de secretariado no processo de comunicação interna;
1.7 Reconhecer a interpretação individual como fator crucial na comunicação.
2. Criatividade
2.1 Definir criatividade;
2.2 Conhecer o pensamento criativo;
2.3 Reconhecer a importância do pensamento crítico e analítico;
2.4 Identificar os fatores essenciais na tomada de decisão.
3. Liderança
3.1 Definir o conceito de liderança;
3.2 Conhecer a sua importância na organização e na atividade do profissional de secretariado;
3.3 Identificar os tipos de liderança e os seus resultados na organização.
Programa
1. A perceção
1.1 O processo de construção da perceção do mundo pelo sujeito;
1.2 A relação entre as linguagens verbal e não-verbal e a perceção.
2. A motivação
2.1 A importância da motivação como mobilizador de comportamentos;
2.2 As teorias da motivação.
3. A comunicação humana
3.1 Definição;
3.2 Os elementos, canais, tipos e meios de comunicação;
3.3 As barreiras da comunicação;
3.4 A linguagem e a imagem.
4. Estilos comunicacionais
4.1 Os estilos de relacionamento interpessoal;
4.2 As vantagens do estilo afirmativo.
5. O comportamento individual e interpessoal no seio da organização
5.1 O comportamento do individuo no seio das organizações;
5.2 Princípios para uma gestão eficaz da organização.
6. Os públicos de uma organização
6.1 Definição e caracterização dos públicos de uma organização;
6.2 Estratégias de comunicação para os diversos públicos.
7. A Comunicação no Secretariado de Direção e Administração
7.1 Comunicação organizacional e estratégica;
7.2 Tipos de comunicação e de suporte;
7.3 As novas ferramentas : Web 2.0.
8. Comunicar em Público
8.1 Falar em público;
8.2 Preparar a comunicação;
8.3 Os auxiliares;
8.4 A comunicação não verbal;
8.5 Saber gerir os imprevistos.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cardim, José Casqueiro (2007). O universo das profissões: da qualificação às competências e à evolução profissional. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 224 p.
Gonçalves, C. M. (2008). Análise sociológica das profissões: principais eixos de desenvolvimento. Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Keller, K. (2012) Comunicação organizacional, sobrevivência empresarial. 3.ª ed. São Paulo: Olho d’Água
Lampreia, J. M. (1992) Comunicação empresarial – as relações públicas na gestão. Lisboa: Texto editora.
Rego, A. (1998) Liderança nas organizações: teoria e prática. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Rego, A. (1999). Comunicação nas organizações. Lisboa: Edições Sílabo.
Santos, M. (1989) A comunicação dentro e fora da empresa. Porto: Porto Editora.
Bercovici., &Derouet, G. (1999). Secretárias: A arte de comunicar e negociar (pp. 107-129). Mem Martins: Edições Cetop.
Morgan, N. (2001). The kinesthetci speaker: Putting action into works. Harvard Business Review, 113-120.