Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A metodologia terá como princípio básico a interdisciplinaridade, promovendo o desenvolvimento e a formação de indivíduos autónomos e críticos. Os conteúdos teórico-práticos serão apresentados através da exposição oral complementada através da visualização de vídeos didáticos. Nas aulas práticas-laboratoriais serão adotadas as seguintes estratégias e procedimentos: Exposição oral das receitas, demonstração, observação/correção dos trabalhos realizados pelos estudantes.
O processo de avaliação será efetuado por avaliação contínua ou por exame. Por avaliação contínua: Componente teórico-prática (30%) •Projecto de realização de um produto de padaria (60%)
•Apresentação oral (40%)
Componente prática-laboratorial (50%)
Comportamento e atitudes (20%)
Ou por exame: Componente teórico-prática (40%)
•Projeto de realização de um produto de padaria (100%)
Componente prática-laboratorial (60%)
Resultados de Aprendizagem
•Desenvolver competências de produção, idealização e de criação na área de panificação;
•Conhecer os vários tipos de farinha e os fatores da sua qualidade;
•Conhecer os equipamentos utilizados em padaria;
•Conhe.cer o desenvolvimento da amassadura durante o processo de fabrico;
•Saber potenciar características das matérias-primas;
•Saber a influências das matérias-primas no desenvolvimento das massas; •Confecionar pães e outros produtos de padaria;
•Confecionar pães portugueses;
•Conhecer padaria internacional;
•Saber aplicar técnicas inovadoras no processo de produção;
•Conhecer e aplicar regras de higiene a segurança alimentar
Programa
A história do pão;
•A moagem dos cereais;
•As farinhas utilizadas na panificação;
•O processo de amassadura;
•As leveduras e o processo da fermentação;
•As matérias-primas utilizadas na panificação;
•Fabrico de massas panares;
•Confeção de pão português;
•Confeção de pão internacional;
•Desenvolvimento de produtos de padaria.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Confraria do Pão. (2002). A Terra, o Homem e o Pão. I Congresso Português de Cultura Mediterrânica.
Presidência da República Portuguesa. Terrena.
Ascher, F. (2005). Le Mangeur Hypermoderne. Éditions Odile Jacob, Paris,
Barboff, M. at al. (2008).O Pão em Portugal. Lisboa: Edições Inapa.
Cartier, C & e Lew, A. (2005). Seductions of place. Routledege, Oxon.
Connerton, P. (1993).Como as sociedades recordam. Oeiras: Celta Editora.
Cresswell, T. (2004). Place. A short introduction. Londres: Blackwell.
Dollfus, O. (2001). La mondialisation. Paris: Presses de Sciences.
Valeri, R. (1989). A alimentação. Enciclopédia Einaudi. Vol. 16. Lisboa: INCM.
Fernandez, A. (2009). El Pan. In La historia en la mesa – Especial Clio. Barcelona: Mc Editions, Barcelona