Tecnologia e Arquitectura dos Computadores

Não são necessários conhecimentos de base.

Métodos Pedagógicos:
Utiliza-se o método expositivo conjugado com a apresentação de casos práticos. São resolvidos exercícios teórico-práticos em grupo. Os alunos são convidados a participar activamente na aula.
Nas aulas Práticas os alunos desenvolvem projectos em grupo. Estes trabalhos são avaliados e contribuem para a componente prática da avaliação.

A unidade curricular de Tecnologias e Arquitecturas de Computadores tem como objectivo a abordagem das principais tecnologias subjacentes aos diversos elementos que compõem os sistemas computacionais
dando uma perspectiva de conjunto com a análise das principais arquitecturas de computadores.
Além da componente de hardware, é feita uma abordagem ao software a baixo nível evidenciado a sua importância na comunicação e controlo dos diversos elementos, utilizando-­-se
para isso a linguagem Assembler.
Pretende-­-se também o domínio de todo o processo de representação digital de informação – Sistemas de Numeração

Arquitectura básica de um computador (Modelo De Von Newmann, A evolução dos computadores, Perspectiva histórica)

Representação digital de informação – Sistemas De Numeração (Conversões Entre Bases, Aritmética Binária, Representação dos números negativos, ódigos bipolares, Código de sinal e valor absoluto, Código de Complementos de 1 e Código de Complementos de 2)

Memórias Primárias (Tipos, Tecnologias, Estrutura e composição, Processo de leitura e escrita de informação) Memórias Secundárias (Tipos, Tecnologias, Estrutura e composição, Processo de leitura e escrita de informação)

Processadores (A evolução dos processadores, Principais tecnologias, Características, Medidas de desempenho)

Programação a baixo nível (Linguagem Assembly para o 8086, Organização da memória, Registos, Segmentos, Normalização de endereços, Modos de Endereçamento, Declaração de variáveis, Conjunto de

Avaliação Final
  • - Avaliação Por Exame - 60.0%
  • - Avaliação Contínua - Trabalho Prático Prático - 20.0%
  • - Avaliação Contínua - Teste Prático - 20.0%

Tecnologias dos Equipamentos Informáticos, Monteiro, R., Neves, F., Pereira, J., Rodrigues, N. e Martinho, R., FCA, 2004, ISBN 972-722-419-9.
Computer Organization & Design: the Hardware/Software Interface, Patterson, D. and Hennessy, J., 3ª edição, Morgan Kaufmann, 2004, ISBN 1558606041 (Cota 1A-2-90).
How Computer works, White, R., Indianapolis: QUE, 2002, ISBN 0-7897-2549-5 (Cota 1A-2-78).
The 80×86 IBM PC and Compatible Computers: Assembly Language, Design and Interfacing (Volumes I & II), Mazidi, M. A. and Mazidi , J. G., Upper Saddle River, NJ: Prentice Halll, 2000, ISBN 0-13-016568-9 (Cota 1A-2-66). Martins, J. Motores de Combustão Interna, Publindústria, 2ª. Edição, 2006