Tecnologia e Farmácia Galénica I

Noções básicas de segurança em ambiente laboratorial;

Regras e técnicas básicas de trabalho em laboratório;

Conhecimento do material e equipamento de utilização comum em laboratórios;

Conhecimento de normas de pesagem e medição de volumes e temperatura de líquidos;

Conhecimentos elementares de operações mecânicas de separação e divisão de sólidos.

Aulas teóricas e teórico-práticas expositivas com recurso a meios audiovisuais e interativas entre alunos e professor.
Aulas práticas demonstrativas e ativas com interpretação e execução de algumas técnicas que conduzam à
preparação, acondicionamento e rotulagem de medicamentos. Aplicação de alguns procedimentos de controlo das formas galénicas preparadas.

No final os estudantes deverão dominar a terminologia, os conceitos e os aspetos técnico-científicos inerentes aos
medicamentos e à tecnologia farmacêutica das formas farmacêuticas. Pretende-se habilitar o aluno com conhecimentos fundamentais acerca das formas farmacêuticas abordadas relativamente às operações a que se submetem as substâncias medicamentosas, às propriedades físicas, químicas e biológicas dos produtos utilizados, à composição, à aplicação e aos procedimentos de preparação e controlo de qualidade. Na componente prática o aluno deve ser capaz de aplicar autonomamente métodos racionais e científicos para a formulação e preparação das formas galénicas, de interpretar a fórmula, de conhecer o modo de associar as substâncias, as incompatibilidades que se podem originar e os aspetos fundamentais da rotulagem, conservação e armazenamento das fórmulas preparadas.

Enquadramento, conceitos e biblioteca em tecnologia farmacêutica e farmácia galénica. Papéis medicamentosos e medicamentos orais em pediatria. Formas farmacêuticas obtidas por divisão mecânica: pós e formas complementares (granulados, pellets, comprimidos, cápsulas, pílulas e pastilhas). Formas farmacêuticas obtidas por dispersão mecânica: emulsões, suspensões, soluções coloidais e formas complementares das suspensões (aerossoles).
Operações farmacêuticas, tecnologias de preparação, equipamentos laboratoriais e industriais, aspectos biofarmacêuticos, estabilidade e controlo de qualidade. Excipientes. Rotulagem, acondicionamento e condições de armazenamento. Tecnologias de revestimento das formas complementares dos pós: tipo de revestimentos, equipamentos, estabilidade, aspectos biofarmacêuticos e controlo de qualidade.

Primária:

Farmacopeia Portuguesa IX. INFARMED. 2009

Tecnologia Farmacêutica – L. N. Prista, A. C. Alves, R. M. R. Morgado, vol. I, II, III – Fundação Calouste Gulbenkian

Formulário Galénico Português. ANF. 2005.

Manipulação Magistral de Medicamentos em Pediatria – Gilberto Barcelos Souza. Ed.: Pharmabooks. 2003

Remington – A Ciência e a Prática da Farmácia. Alfonso R. Gennaro. 20ª Edição.

Guia Prático da Farmácia Magistral: Farmacotécnia, Boas práticas de manipulação, Controle de Qualidade, Aspectos Biofarmacêuticos, Excipientes e veículos, Procedimentos operacionais padrão. Anderson de Oliveira Ferreira, 2ª Edição, Pharmabooks

Martindale – The Complete Drug Reference”. 37ª Edição. Pharmaceutical Press, 2011.

Secundária:

Handbook of Pharmaceutical Excipients. RC Rowe, PJ Sheskey and SC Owen (Eds.), Pharmaceutical Press, London, 2006.

Teoria e Prática na Indústria Farmacêutica. I e II Volume. Serviço de Educação e Bolsas. Fundação Calouste Gulbenkian. Leon Lachman; Herbert A. Lieberman; Joseph L. Kanig